Em 2017 constituímos o Comitê de Educação em Direitos Humanos na Univille. Para além do curso de direito, o CEDH veio para aplicarmos a ideia de transversalizar, para todos os cursos, o enfoque em direitos humanos.
O Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos foi promovido pelo MEC e pelo Ministério de Direitos Humanos para que então as instituições de ensino superior aderissem ao proposto e começassem a institucionalizar melhor as suas políticas de educação em direitos humanos.
A Univille não foi diferente, foi a primeira a aderir em Santa Catarina este pacto, até por seu histórico com direitos humanos e a partir daí, com a previsão do pacto sobre a construção de um centro ou núcleo que catalisasse essas políticas e ações de direitos humanos de forma transversal, constituímos o Comitê de Educação em Direitos Humanos.
O CEDH visa trabalhar os pontos elencados no pacto: ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência.
Com isso, existem várias ações que o Comitê procura organizar para trabalhar em todas as esferas, com todas as pró-reitorias, reitoria, departamentos, estudantes e centros acadêmicos, para tentar catalisar e dialogar de forma transversal.
Hoje, trabalhamos principalmente com três eixos: étnico-racial; eixo gênero e diversidades e eixo educação em direitos humanos.
Sendo assim, o Comitê é institucional, estando vinculado à reitoria e vice-reitoria para dar este olhar transversal às políticas de EDH.