Autoavaliação Institucional
A Autoavaliação Institucional é compreendida como um processo coletivo com o intuito de produzir dados e informações para tomadas de decisão de caráter político, pedagógico e administrativo, melhoria institucional, auto regulação, emancipação, elevação da capacidade educativa e cumprimento das finalidades institucionais.
A autoavaliação institucional é desenvolvida pela CPA com o suporte da Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional. A autoavaliação institucional considera o disposto no SINAES e tem como objetivos:
- produzir conhecimentos sobre a Universidade;
- identificar as causas dos seus problemas e deficiências;
- aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
- fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais no âmbito dos cursos de graduação e de pós-graduação;
- julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades;
- subsidiar a gestão da Universidade em seus diferentes níveis decisórios com dados relativos as diferentes dimensões e indicadores institucionais;
- subsidiar o Planejamento Estratégico e a atualização do Plano de desenvolvimento Institucional com dados relativos ao andamentos das ações estratégicas e o alcance das metas estratégicas.
O processo de autoavaliação institucional é realizado em conformidade com os SINAES, que considera a integração, a articulação e a participação de todos os segmentos da Universidade, visando a construção de uma prática da avaliação em todas as dimensões institucionais. A CPA coordena a autoavaliação institucional considerando a metodologia representada.
A autoavaliação institucional é realizada por meio das seguintes etapas:
- preparação: definição da metodologia para elaboração de análise de dados para relatórios de autoavaliação parciais e final.
- coleta de dados: reunião de dados e evidências em documentos institucionais e em segmentos da comunidade interna e externa.
- análise de dados: diagnóstico das potencialidades e fragilidades da instituição a partir dos dados levantados.
- recomendações: indicação de ações para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão institucionais.
- relatório: organização dos relatórios de autoavaliação parciais e final para encaminhamento a Gestão Institucional e ao MEC.
- disseminação: disponibilização dos resultados de forma sensibilizar a comunidade para a autoavaliação participativa.
A Assessoria de Planejamento e Avaliação da Univille atua e conjunto com a CPA na coleta de dados por meio da elaboração e aplicação dos instrumentos.