Autoavaliação Institucional

A Autoavaliação Institucional é compreendida como um processo coletivo com o intuito de produzir dados e informações para tomadas de decisão de caráter político, pedagógico e administrativo, melhoria institucional, auto regulação, emancipação, elevação da capacidade educativa e cumprimento das finalidades institucionais.

A autoavaliação institucional é desenvolvida pela CPA com o suporte da Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional. A autoavaliação institucional considera o disposto no SINAES e tem como objetivos:

  • produzir conhecimentos sobre a Universidade;
  • identificar as causas dos seus problemas e deficiências;
  • aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
  • fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais no âmbito dos cursos de graduação e de pós-graduação;
  • julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades;
  • subsidiar a gestão da Universidade em seus diferentes níveis decisórios com dados relativos as diferentes dimensões e indicadores institucionais;
  • subsidiar o Planejamento Estratégico e a atualização do Plano de desenvolvimento Institucional com dados relativos ao andamentos das ações estratégicas e o alcance das metas estratégicas.

O processo de autoavaliação institucional é realizado em conformidade com os SINAES, que considera a integração, a articulação e a participação de todos os segmentos da Universidade, visando a construção de uma prática da avaliação em todas as dimensões institucionais. A CPA coordena a autoavaliação institucional considerando a metodologia representada.

A autoavaliação institucional é realizada por meio das seguintes etapas:

  • preparação: definição da metodologia para elaboração de análise de dados para relatórios de autoavaliação parciais e final.
  • coleta de dados: reunião de dados e evidências em documentos institucionais e em segmentos da comunidade interna e externa.
  • análise de dados: diagnóstico das potencialidades e fragilidades da instituição a partir dos dados levantados.
  • recomendações: indicação de ações para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão institucionais.
  • relatório: organização dos relatórios de autoavaliação parciais e final para encaminhamento a Gestão Institucional e ao MEC.
  • disseminação: disponibilização dos resultados de forma sensibilizar a comunidade para a autoavaliação participativa.

A Assessoria de Planejamento e Avaliação da Univille atua e conjunto com a CPA na coleta de dados por meio da elaboração e aplicação dos instrumentos.

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