Avaliação contínua do desempenho docente

A avaliação continua do desempenho docente tem por objetivo oferecer dados referentes ao desempenho docente a partir da percepção do estudante e, com isto, estimular a reflexão do professor sobre sua atuação e incentivá-lo a avançar no seu desenvolvimento profissional e pessoal. A Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucionais é responsável pela promoção anual da coleta e análise de dados, bem como a emissão de relatórios que são encaminhados ao professor, ao chefe de departamento/coordenador de curso e a Reitoria. Com base nos resultados, o Centro de Inovação Pedagógica e os departamentos/coordenações desenvolvem ações relativas ao Programa de Profissionalização Docente.

A Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucionais aplica um instrumento de coleta de dados que é disponibilizado online aos estudantes nos meses de julho e dezembro de cada ano letivo. A coleta de dados também ocorre no final de cada módulo nos cursos modulares e ao final das disciplinas ministradas nos cursos de pós-graduação stricto sensu. As questões fazem referência às competências docentes previstas no Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Após a coleta, os dados são validados, tabulados e analisados gerando relatórios de desempenho do professor em cada disciplina que lecionou e em cada curso em que atua. Além disso, são gerados relatórios por curso, por área do conhecimento, por campi e, por fim, o relatório de desempenho docente institucional.

Considera-se que os resultados obtidos por meio do instrumento se revelam úteis para que os professores revisem suas práticas docentes, adotem novas estratégias, avaliem seu relacionamento com as turmas e atentem à profissionalização permanente. Os resultados também constituem subsídio para que a Reitoria, Pró-Reitorias, departamentos/coordenações de cursos tenham mais elementos para gerir as atividades acadêmicas.

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