Projetos de Pesquisa dos Professores do PPGCOM
Profa. Dra. Alena Rizi Marmo
1. Título do projeto guarda-chuva: [De]comunicações no contexto contemporâneo: as manifestações da arte e da cultura de Joinville e região como atos comunicacionais.
2. Sigla do projeto: DECCO
3. Objetivos: Este projeto faz parte da linha de pesquisa Comunicação, Linguagens e Cidadania e tem como objetivo geral investigar, estudar e exercitar a comunicação na era digital tendo como enfoque as teorias decoloniais e, por consequência, tomar como objeto de estudo o contexto da América Latina na promoção de espaço e escuta para geografias e vozes que caminham em outras direções que não aquelas em perspectiva eurocêntrica, burguesa, branca e machista. Nesta primeira etapa do projeto, o foco estará na cidade de Joinville e região nas quais serão investigadas as manifestações da arte e da cultura que fogem do circuito institucional, as quais são entendidas como atos comunicacionais e evidências de uma identidade cultural local que não aparece, que não é valorizada e, em muitos casos, nem conhecida. Como objetivos específicos têmse: i) Investigar e entender as teorias decoloniais no campo da comunicação ii) Promover projetos de pesquisa e investigações para identificar e analisar estudos voltados para o campo da comunicação no contexto da arte e da cultura local; iii) Investigar, mapear e estudar manifestações da arte e da cultura entendidas como atos comunicacionais; iv) Divulgar os resultados de pesquisa em eventos de natureza científica.
Prof. Dr. Eduardo Silva
1. Título do projeto guarda-chuva: Poder, Assujeitamento e Subjetivação nas Redes Sociais: discursos e narrativas na ontologia dos algoritmos.
2. Sigla do projeto: PASuRS
3. Objetivos: O objetivo deste projeto guarda-chuva é explorar a ontologia que embasa os algoritmos das redes sociais mais conhecidas, tais como “X” (antigo Twitter), Facebook, Instagram, TikTok etc. a partir de diferentes perspectivas teóricas contempladas na linha de pesquisa Comunicação, Linguagens e Cidadania do Programa de pós-graduação em Comunicação e Mediações Contemporâneas, da Universidade da Região de Joinville – Univille. A linha contempla pesquisas que versam sobre ativismos em rede, cultura criativa, políticas afirmativas, minorias e direitos humanos. Neste escopo, a abordagem teórico-metodológica deste projeto se enquadra em net-ativismo, convergência midiática e análise da biopolítica e dos processos de subjetivação. Para dar conta do objetivo geral, outros específicos se juntam: Explorar os conceitos de Assujeitamento e Subjetivação em relação as Redes Sociais; Analisar a subjetividade presente na programação dos algoritmos; compreender como os algoritmos produzem assujeitamentos e como, em função disso, as redes sociais são instrumentos de poder.
Prof. Dr. Henrique Budal Arins
1. Título do projeto guarda-chuva: Tecnologias e Estratégias de Comunicação para Sustentabilidade.
2. Sigla do projeto: TECOMS
3. Objetivos: O projeto imbrica-se com a linha de pesquisa “Estratégias e Tecnologias Comunicacionais” do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Mediações Contemporâneas na medida que aciona os principais conjuntos estruturantes da linha: estratégias comunicações como agende de mudança; e tecnologias da informação e comunicação e suas interações. Ambas as abordagens alinhadas pela sustentabilidade, quando percebe grupos sociais ou indivíduos e suas interações com o espaço, suas relações socioeconômicas, suas práticas culturais e os impactos ecológicos. As pesquisas podem articular a sustentabilidade em suas cinco dimensões ou aprofundar análises isoladas, cabendo perceber a comunicação como um sistema de articulação entre organizações e/ou indivíduos.
Prof. Dr. José Isaías Venera
1. Título do projeto guarda-chuva: As políticas educacionais na racionalidade neoliberal 1
2. Sigla do projeto: PólisEduca
3. Objetivos: O objetivo deste projeto guarda-chuva é investigar as práticas nos e em torno dos documentos normativos da política educacional contemporâneas, como: Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB); Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O projeto está associado à linha de pesquisa Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Docente, do Programa de pós-graduação em Educação, da Universidade da Região de Joinville – Univille. A linha congrega investigações que contemplam as “políticas educacionais, trabalho e formação docente em seus marcos regulatórios e bases epistemológicas vinculadas à educação em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino”. Além do alinhamento com a linha de pesquisa, este projeto está vinculado também ao Núcleo de Pesquisa em Educação, Políticas e Subjetividades – NEPS. Outra relação é com o projeto Percurso de Formação e Trabalho Docente no campo da Desigualdade Social – PERFORMA –, que articula pesquisa-intervenção no processo de acompanhamento de professores da educação básica. Este projeto, PERFORMA, é coordenado pelo professor do Mestrado em Educação, Allan Gomes, e integra a professora Aliciene Cordeiro. Para dar conta do objetivo geral, outros específicos se juntam: Relacionar as políticas educacionais com o debate sobre biopolítica e governamentalidade em Michel Foucault; Analisar a presença de enunciados que apontam para uma racionalidade neoliberal nos documentos normativos da política educacional; Compreender qual sujeito se espera construir com as políticas educacionais.
Prof. Dr. Silvio Simon de Matos
1. Título do projeto guarda-chuva: As redes digitais, a produção de conteúdo e as culturas juvenis – impactos na aprendizagem, no engajamento e nas escolhas profissionais
2. Sigla do projeto: REDECON
3. Objetivos: A presente proposta vincula-se a linha de pesquisa “Estratégias e Tecnologias Comunicacionais”, que possui o propósito principal de construir projetos que relacionem seus estudos e produtos finais a temas como estratégias, mídias e tecnologias, consumo, criatividade, mercados criativos e tecnologias. A partir das interfaces e das trocas geradas a partir das redes sociais na internet, o objetivo é de que maneira as redes sociais na internet impactam as culturas juvenis, com os conteúdos produzidos e vinculados nesses ambientes digitais. A perspectiva engloba estudos que visam compreender o papel que influenciadores que atuam na internet exercem nas questões de aprendizagem, engajamento e nas escolhas profissionais. Visando um entrelaçamento com a linha de pesquisa aqui identificada, propõem-se os seguintes objetivos para a pesquisa: • Verificar como as práticas discursivas na web impactam as culturas juvenis, seus processos de aprendizagem, engajamento e escolhas profissionais; • Entender como os participantes da pesquisa identificam os conteudistas digitais com os quais estabelecem vínculos nas redes sociais na internet; • Conhecer, por meio dos comentários publicados nas postagens eletrônicas, das entrevistas individuais e dos grupos de discussão, o modo como os participantes da pesquisa se identificam com conteudistas digitais; • Analisar, por meio dos comentários, das entrevistas e dos grupos de discussão, o modo como os jovens que frequentam o ensino médio usam a web para desenvolver laços de aprendizagem, pertencimento e engajamento; • Entender os perfis de relações que são estabelecidas entre conteudistas digitais, culturas juvenis e escolhas profissionais.
Profa. Dra. Sirlei de Souza
1. Título do projeto guarda-chuva: Comunicação em (e para) os Direitos Humanos: cidadania, inclusão e engajamento social
2. Sigla do projeto: COMCIDADÃ
3. Objetivos: O presente projeto de pesquisa intitulado “Comunicação em (e para) os direitos humanos: cidadania, inclusão e engajamento social”, tem como objetivo desenvolver ensino, pesquisa e extensão em comunicação com o intuito de compreender e problematizar atos comunicacionais relacionados à cidadania, inclusão e engajamento social no tempo presente. A linha de Pesquisa “Comunicação, Linguagens e Cidadania” e o grupo de pesquisa intitulado “Comunicação, mediações e cidadania”, conforme descrito no projeto que autorizou o funcionamento do Mestrado (APCN 2023), “direciona as investigações e os produtos para as demandas sociais”. Problematizações acerca da “xenofobia, racismo, sexismo são algumas das intolerâncias que colocam em xeque a sociedade”. Segundo o documento tais questões estão “Presentes nos processos comunicacionais, do jornalismo à publicidade”, são temas sensíveis e seguem constituindo discursos cotidianos e principalmente alimentando as mídias digitais. Ainda se apresenta como objetivo da linha de pesquisa compreender a “ampliação e intensificação da cidadania” pelas ferramentas de comunicação, sejam elas físicas ou digitais. O projeto ora apresentado visa problematizar a comunicação em (e para) os direitos humanos, colaborando para a produção de pesquisa no tempo presente, tendo como base a análise de discursos e narrativas comunicacionais. Nesse sentido, “Os domínios temáticos versam sobre ativismos em rede, cultura criativa, políticas afirmativas, minorias e direitos humanos” (APCN, 2023).
Objetivo geral: Desenvolver ensino, pesquisa e extensão em comunicação em (e para) os direitos humanos, com intuito de compreender e problematizar atos comunicacionais relacionados à cidadania, inclusão e engajamento social no tempo presente.
Objetivos específicos: 1. Aprofundar as teorias sobre comunicação, cidadania e direitos humanos; 2. Identificar experiências de comunicação para cidadania e inclusão; 3. Analisar estudos de caso sobre xenofobia, racismo, sexismo; 3. Desenvolver alternativas comunicacionais com (e para) serem utilizados por grupos invisibilizados na atualidade; 5. Produzir materiais com orientações para uma comunicação em (e para) os direitos humanos.
Profa. Dra. Yona da Silva Dalonso
1. Título do projeto guarda-chuva: Estudo dos Impactos Socioeconômicos dos Setores Produtivos em Joinville.
2. Sigla do projeto: IMPACTOS
3. Objetivos: A linha de pesquisa do programa na qual este projeto está vinculado é “Gestão e Conhecimento em Sistemas Produtivos” que tem por finalidade principal investigar os sistemas produtivos, por meio de conhecimentos científicos e/ou tecnológicos em distintos contextos. Propõe atuar de forma interdisciplinar as temáticas, Estratégia e aprendizagem organizacional, Gestão do conhecimento, Inovação e Sustentabilidade; Inteligência empresarial; Gestão de processos e produção. Assim sendo, os seguintes objetivos foram vislumbrados articulando-se com a linha de pesquisa: (1) Mapear os setores produtivos de Joinville, a fim de categorizar o desenvolvimento da pesquisa; (2) Estabelecer uma metodologia para a mensuração e a análise dos impactos socioeconômicos dos setores produtivos de Joinville; (3) Avaliar os impactos gerados, a fim de contribuir na leitura do cenário sócioeconômico dos setores produtivos de Joinville.