Autoavaliação do PPGDESIGN
O planejamento da autoavaliação do Programa está alinhado ao PDI 2022-2026, que detalha o processo de Autoavaliação Institucional (AI). A AI é um processo liderado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), de caráter colaborativo entre setores, com o intuito de produzir dados e informações para tomadas de decisão de caráter político, pedagógico e administrativo.
A AI considera a integração, a articulação e a participação de todos os setores da instituição e está estruturada nas etapas: preparação, que envolve a definição da metodologia; coleta de dados, incluindo dados e evidências em documentos institucionais e em segmentos da comunidade interna e externa; análise de dados, que diagnóstico das potencialidades e fragilidades da instituição; recomendações, com a indicação de ações para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão institucionais; elaboração de relatórios; e disseminação, com a disponibilização dos resultados à comunidade.
O PDI enfatiza que os resultados da AI subsidiam a gestão nos diferentes níveis. Especificamente em relação aos PPGs, o PDI estabelece o macroprocesso de "gestão da autoavaliação de programa de pós-graduação". Esse macroprocesso tem o objetivo de obter os resultados do processo de autoavaliação dos programas, subsidiando as suas gestões e retroalimentando a AI. No nível do curso, a AI contempla a autoavaliação do estudante, do professor (incluindo o recredenciamento docente), das disciplinas e da infraestrutura.
Com isso, a autoavaliação é desenvolvida no modelo top down, considerando a CPA (institucional), a Comissão de Planejamento da Autoavaliação dos PPGs, que conta com representantes de todos os PPGs e realiza alinhamentos entre PPGs, Grupo de Trabalho da autoavaliação do Programa, que planeja a autoavaliação, propõe instrumentos e ações de forma participativa (pode incluir docentes, discentes, egressos, equipe administrativa e comunidade) e Comissão de Autoavaliação do Programa, que efetivamente conduz os ciclos de autoavaliação.
A Comissão de Autoavaliação do Programa considera a seguinte composição: ao menos três docentes do Programa; ao menos três discentes; ao menos três egressos; ao menos dois representantes técnico-administrativos; ao menos dois representantes da comunidade. Os integrantes dessa comissão são indicados ou convidados pelo colegiado do Programa com base em seu envolvimento, postura crítica e potencial para contribuições.
Com a indução da Capes para estruturação do Planejamento Estratégico do Programa (PE) e estabelecimento de perfil da proposta, foram conduzidas várias etapas, de acordo com a metodologia do Planejamento Estratégico Institucional (PEI): estudo de cenários, diagnóstico estratégico, concepção estratégica, elaboração e implementação. Sob o PE, está estruturado o processo de autoavaliação, que segue as fases: Preparação, Implementação, Divulgação, Uso dos resultados e Avaliação.