Ingressar em uma Universidade é um grande diferencial para a sua carreira profissional. Tendo como pilares o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, nela você vivencia o mundo científico e faz a diferença de forma ativa.
Você pode nunca ter ouvido falar dessas grandes áreas, mas certamente já se beneficiou de seus resultados. Ingressando em uma Universidade de renome como a Univille, você pode se beneficiar ainda mais.
Neste texto, vamos apresentar os principais pontos do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Se você ainda tem dúvidas sobre a importância desses pilares para sua formação, continue a leitura desse texto conosco.
Ligação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 207, fala sobre a indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Ou seja, conforme disposto na Lei Maior do Brasil, os pilares são inseparáveis na construção de uma Universidade.
Isso acontece pois a ciência é de fundamental importância na construção social do cidadão, sendo “reconhecida como a matriz da transformação da cultura e da civilização” segundo Maria Isabel da Cunha diz em seu livro QUALIDADE DA GRADUAÇÃO: a relação entre ensino, pesquisa e extensão e o desenvolvimento profissional docente.
Porém ainda não está claro o que seria cada um desses pilares da universidade, tão importantes para formação do mundo acadêmico e profissional. Por isso, confira a seguir um pouco sobre cada um.
O que é o Ensino?
O primeiro pilar da Universidade, o Ensino diz respeito à transmissão do conhecimento, em um processo de ensino-aprendizagem.
Nesse ponto, o professor está à frente, transmitindo os seus saberes, mas, diferentemente do que parece em um primeiro momento, os alunos não estão passivos. Para que o conhecimento seja absorvido, é preciso que haja produção e reprodução do que foi ensinado.
Esse é o pilar básico, pelo qual as pessoas geralmente ingressam em um curso superior. Mas a Universidade vai muito além com a Pesquisa e a Extensão, e é preciso vivenciar tudo para uma completa experiência.
O que é a Pesquisa?
A Pesquisa, por sua vez, diz respeito a um processo onde ensinar e aprender acontece por meio de um objeto de estudo.
Você, enquanto pesquisador, se dedicará a um objeto de estudo específico, pesquisando e, consequentemente, aprendendo e formando novos conhecimentos sobre o tema em questão.
Aqui, o conhecimento é científico, por isso, a Pesquisa é chamada também de pesquisa científica.
O que é a Extensão?
A Extensão Universitária não tem um conceito definido, mas se apresenta em diversas frentes que juntas formam esse pilar.
Podemos dizer que as principais frentes extensionistas são:
- Cursos de extensão;
- Prestação de serviços sociais;
- Resultado do trabalho com a Pesquisa e o Ensino.
A Extensão tem por objetivo atender às necessidades da sociedade. Para isso, utiliza-se dos conhecimentos adquiridos com o Ensino e a Pesquisa, além do que se aprende na própria atividade extensionista, para servir às carências sociais.
Você já conhece a importância do Ensino, da Pesquisa e da Extensão para sua formação acadêmica e profissional e sabe que a Univille oferece tudo isso com excelente qualidade. Agora, o que acha de se inscrever em um de nossos cursos e aproveitar tudo o que a Universidade pode oferecer? Para conhecer nossos cursos em oferta, basta clicar aqui.