Ícone da confeitaria, a cereja (do bolo) foi a inspiração para uma equipe de acadêmicos de Design Gráfico da Universidade da Região de Joinville (Univille) criar uma nova, ampla e colorida identidade visual para um pequeno negócio familiar de Manaus, o Mana Maria Cakes. Esse é apenas um dos exemplos dos quatro trabalhos voluntários desenvolvidos neste ano pelos universitários para empreendedoras do Consulado da Mulher beneficiadas pelo projeto social da Whirlpool, dona das marcas Consul e Brastemp. A parceria com a Universidade completou meia década em Joinville em 2020, ano em que, pela primeira vez, atravessou o País para contemplar empreendedoras da capital amazonense. O resultado dos projetos, destinados à valorização de produtos e marcas, foi apresentado recentemente em encontro virtual.   

“Estou emocionada, não esperava um resultado tão bom assim, amei”, falou comovida uma das favorecidas, a empresária Roberta Cristinna, dona da Brigadeiros Luiz & Ana. “Só tenho a agradecer, eles foram sensacionais, muito atenciosos. Entenderam exatamente o que eu queria. Foram além, me ajudaram até mesmo no processo do desafio de antecipação”, comemorou a dona do Mana Maria Cakes, Maria José Santos Martins. Também foram beneficiadas pela parceria nesse ano a família da imigrante venezuelana Silvia Guzman, dona da Pizzaria Duranelli, e a nutricionista Amable Kelly Alves, que montou com o marido a Núrture Saúde, especializada em alimentos naturais. 

Foram quatro meses de trabalho, em um desafio já incorporado à rotina de alunos do professor Jonathan Prateat através da disciplina de Programação Visual 2, do 3º ano de Design Gráfico. O objetivo é de mão dupla: capacitar famílias para gerar renda, ao mesmo tempo que proporciona aos estudantes vivenciar a prática profissional durante a formação acadêmica.   

Os projetos são completos: envolvem da tipografia, seleção de cores e criação de protótipos de embalagens até a identidade fotográfica para os produtos e sugestões de aprimoramento da comunicação, incluindo novo perfil nas redes sociais. A consultoria às mulheres vai continuar até que estejam capacitadas a aplicar, por conta própria, o que aprenderam com a experiência.   

O professor Jonathan Prateat elogiou a qualidade dos trabalhos e a maturidade dos alunos: “Mais uma vez conseguimos entregar um trabalho de altíssima qualidade, efetivando essa parceria de 5 anos de muito aprendizado, beneficiando muitas empreendedoras e famílias. Consegui perceber, como sempre acontece, uma maturidade dos estudantes, um envolvimento, uma grande capacidade de resolução de problemas que, antes do projeto, não era possível captar. Os estudantes demonstram evoluir a partir do momento que se deparam com o desafio de atender essas empreendedoras em um projeto real, que envolve vulnerabilidade social. É um aprendizado para além do design. É um aprendizado sobre humanidade, empatia, respeito ao próximo. Sobre as consequências do design para a sociedade não só para o mercado, mas para a construção de uma sociedade melhor ”, enfatizou. 

Freeling Futuro 

Em setembro deste ano, o professor Jonathan Prateat celebrou nova parceria com o Consulado da Mulher. A ideia é estender a capacitação para os filhos das empreendedoras de todas as unidades, em associação com o projeto de extensão da Universidade Freeling Futuro, coordenado pelo professor. O projeto foi criado para desenvolver em jovens de periferia a capacidade de produzir peças gráficas de comunicação por meio do aprendizado de princípios básicos de design e publicidade e propaganda e uso de aplicativos gratuitos para design em smartphone.  

 

(foto Snapwire/Pexels)