As salas de atividades da Academia Univille ficaram vazias nos últimos dias. No lugar das músicas e da interação, só o silêncio. Uma rotina que ninguém queria presenciar, mas que é muito importante, principalmente para os grupos de risco, para evitar o aumento da disseminação do Coronavírus. Mas, mesmo entra a distância física entre alunos e professores, a equipe do Projeto Atividade Física e Saúde para Idosos (AFISI) mantém uma rotina de exercícios para que os 60 participantes do projeto possam realizar em suas casas.
A coordenadora do projeto, professora Mauren Salin, explicou que havia um receio inicial por não conseguir acompanhar presencialmente a execução e pela diversidade de atividades online, que os integrantes não conhecem o desenvolvimento dos exercícios. “Enviamos atividades conhecidas deles, mas que podem ser feitas em casa. Eles têm liberdade de entrar em contato conosco, 6 estagiários e eu, se tiverem dúvidas”, destaca. Além disso, a equipe do projeto mantém contato com lembretes de vacinas, da importância de ficar em casa e manter contato virtual com os netos.
A equipe do projeto compartilha um vídeo por dia para que os participantes se movimentem e façam as atividades físicas enquanto permanecem em casa. Se o vídeo não chegar até o final da manhã, a professora Mauren já recebe mensagem para saber o que aconteceu. O cuidado da equipe com idosos reflete na aderência de todos ao processo que mudou, mas que continua com a mesma essência de contribuir e melhorar a qualidade de vida de todos há 11 anos. Os abraços e as interações ainda não podem acontecer, mas o cuidado e o carinho continuam diariamente para ninguém ficar parado. É assim que corpo e mentem continuam ativos durante o isolamento social.