A ciência em resposta aos desafios de sustentabilidade dos ecossistemas naturais e de ambientes transformados pela ocupação humana, com graves impactos na qualidade da vida humana. É nessa linha que se apresenta a mais recente obra lançada pela Editora Univille, Qualidade Ambiental e Conservação da Biodiversidade: estudos de casos brasileiros, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente. O livro, organizado pelos professores da Univille João Carlos Ferreira de Melo Júnior e Luciano Lorenzi, aborda temas conceituais e mostra estudos de caso a respeito de conservação da biodiversidade, gestão ambiental e biorremediação (uso de micro-organismos, plantas etc. para reduzir ou remover contaminações no ambiente). O e-book gratuito pode ser baixado pelo site da Univille.
Entre os trabalhos apresentados estão o estudo sobre um grupo de plantas usado como bioindicador da qualidade das águas, a pesquisa sobre espécies de fungo capazes de degradar corantes poluentes usados pela indústria têxtil e o estudo que revela a rica diversidade de espécies de aves marinhas e costeiras que frequentam o Arquipélago das Graças, no litoral norte catarinense, próximo à Baía Babitonga.
Além da Univille, o livro reúnem contribuições de instituições parceiras – Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Università degli Studi di Firenze (UniFI), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade de São Paulo (USP) e Andrios Assessoria Técnico-Científica em Microbiologia Ambiental dos Solos.