Nessa semana, um avião vai decolar da cidade de Paderborn, Alemanha, para executar voos parabólicos. Durante um voo deste tipo, o avião realiza 31 parábolas que permitem aproximadamente 22 segundos de microgravidade cada uma.

Entre a tripulação estão pesquisadores do departamento da biologia celular da Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), que farão experimentos com a microalga Euglena gracilis para elucidar como o organismo unicelular consegue perceber a gravidade. As células vão ser expostas a níveis diferentes de luz e gravidade. Depois, análises no laboratório da biologia molecular na FAU vão investigar a concentração de cAMP, molécula central no processamento de estímulos em células. Parte do aparelho experimental foi desenvolvido na Univille, onde um ex-membro da equipe da FAU, o Dr. Sebastian Michael Strauch, participa do programa de pós-doutorado em Saúde e Meio Ambiente (PPGSMA).

Em 2019, uma eletrônica desenvolvida por Prof. Sebastian foi testada e qualificada num voo suborbital a bordo do foguete New Shepard da empresa Blue Origin, que coincidentemente executará o seu primeiro voo tripulado amanhã, 20 de julho. A cooperação entre a Univille e a FAU existe desde 1999, atualmente abrangendo o PPGSMA e a Odontologia.

 

O que é um voo parabólico?

O voo parabólico começa com uma subida íngreme, gerando uma aceleração de 1,8 vezes a gravidade normal. A subida dura 20 segundos. Os pilotos então reduz o impulso dos motores a quase zero, fazendo com que a aeronave realize uma parábola, em qual a gravidade é zerada. O avião sobe mais um pouco até atingir o ponto mais alto da parábola, e então começa a descer. Quando o ângulo para baixa atinge aproximadamente 45°, os pilotos aumentam o impulso dos motores e tiram o avião da queda para um caminho horizontal, terminando o período de zero gravidade.