Desde terça-feira (22) ocorre na Univille a 2ª edição do Congresso Catarinense de Comunicação e Mediações Contemporâneas, o Comunica SC. O evento é organizado pela Univille com o tema “Até onde vai o fazer humano na Comunicação?”. Já no primeiro dia os participantes puderem acompanhar a palestra da professora Lucia Santaella (PUC-SP), referência para pesquisadores e estudantes de Comunicação. A professora falou sobre pensar a comunicação de um modo diferente.
Santaella também explanou sobre o ser humano na comunicação e, ao mesmo tempo, que a comunicação não é somente humana, mas a comunicação do ser humano é importante. Destacou ainda que hoje as pessoas têm se “tornado” algoritmos, números. Entre as suas dicas, enfatizou a importância da leitura e dos estudos. Ainda no mesmo dia foi debatida a importância dos influenciadores na comunicação.
Um dos organizadores do evento, professor Silvio Simon, justifica que o tema do Comunica SC e os debates propostos para todos os encontros tem grande relevância no momento atual, já que a comunicação tem buscado se reinventar constantemente. “O tema é uma provocação que tem sido muito discutida e tem feito parte de todos nós que trabalhamos com a ela. Nós buscamos profissionais, pesquisadores do Centro do Brasil para dialogar, expor suas pesquisas, suas relações de investigação com o mercado para tirar essa dúvida de até onde vai nosso fazer humano na comunicação”, justifica o professor.
Por isso entre os debates tem sido bastante abordados os temas como Chat GPT e inteligência artificial. Na quarta-feira foi a vez das sessões científicas, divididas nas temáticas de grupos: Plataformas de comunicação e ativismo na web; Comunicação, mercados e gestão de marketing; Comunicação e desinformação; Comunicação, mediações e cidadania; Comunicação, cultura e turismo; Comunicação e as interfaces com a fotografia, o design e a inovação.
O evento segue até sexta-feira (25) com programações com mesa redonda e workshops. Outros nomes consagrados da área da comunicação fazem parte do Comunica SC. Entre eles estão Dora Kaufmman, uma das principais vozes que insere a Inteligência Artificial nos temas críticos à sociedade brasileira; e Leandro Gabriel de Marchi, pesquisador das plataformas digitais e do mercado financeiro contemporâneo.
O Congresso Catarinense de Comunicação está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Comunicação e Mediações Contemporâneas criado pela Univille e que conta com a participação de professores e estudantes da Instituição, envolvidos em seus projetos de pesquisa.
Workshop para pesquisa em ambientes digitais
Como desenvolver procedimentos e métodos científicos para a pesquisa em ambientes digitais? O workshop “Métodos Digitais e Inteligência Artificial para Pesquisadores da Comunicação” tem esse desafio. A oficina acontece no dia 25 de agosto, pela manhã e tarde, na Univille, durante o Comunica SC. A atividade será ministrada pelo professor Márcio Carneiro dos Santos, responsável pelo Laboratório de Convergência de Mídia (Labcom), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMA). O workshop é a única atividade do congresso que é paga.