Na manhã desta quarta-feira (04/10), a Univille recebeu uma palestra sobre Mudanças Global do Clima e seus Efeitos no IX Seminário de Educação Ambiental em Recursos Hídricos organizados pelo Comitê Babitonga. 

A palestra abordou assuntos como doenças transmitidas pelos mosquitos, febre amarela, leptospirose e entre outras doeças. Também apontou sobre o derretimento de gelo antigo causado pelo aquecimento global, que pode liberar vírus e bactérias que antes estavam "extintos" devido à baixa temperatura nas geleiras e as doenças emergentes frente às mudanças do clima. 

 “A mudança no meio ambiente, o desequilíbrio ambiental, afeta diretamente a saúde” diz Graziela Vieira de Alcantara, Gerente Regional de Saúde Joinville, que deixa um alerta sobre as obrigações da sociedade com o meio ambiente. “O ser humano é responsável pelo cuidado com o espaço em que vive e deve preocupar-se com os efeitos causados pelas decisões que são tomadas” finaliza. 

Tamila Kleine, bióloga, fala sobre a postura correta da população com o planeta. “O cuidado com as águas, com o solo, esgoto são fundamentais para o meio ambiente, e cada um de nós deve fazer o descarte correto de resíduos”. Tamila também faz um ressalto para os cuidados com a saúde e a dengue. Segundo o site da Prefeitura de Joinville, o município encontra-se em alerta vermelho desde 2020, e somente em 2023 já foram mais de 20 mil casos confirmados. 

Para saber mais sobre a dengue em Joinville acesse joinville.sc.gov.br/dengue/. Para denúncias de criadouros ligue 156 ou pelo App Joinville Fácil.