Nesta semana a Univille recebeu cerca de 400 profissionais da educação municipal para o 9º Seminário Municipal de Educação para Promoção da Igualdade Racial.

O evento faz parte da política da Secretaria Municipal da Educação que busca desenvolver uma educação para as relações étnico raciais, valorizando a história africada, afro-brasileira e dos povos originários, além de debater e desenvolver ações para combater a discriminação nas escolas, CEIs e na comunidade.

 

Realizado desde 2015, foi criado após a instituição da Década Internacional Afrodescendente pela ONU. Desde então a Secretaria da Educação vem desenvolvendo ações com o objetivo de superar as desigualdades étnicas, sociais e raciais. Com duração de dois dias, teve sua abertura no SENAC na terça-feira com a palestra da professora doutora Eliane Cavalheiro, de Salvador (BA). Ela falou sobre o tema “Racismo e Antirracismo na Educação”, a partir da experiência com estudos e pesquisas ao longo da carreira.

Já na quarta-feira (22/03) a Univille foi palco de uma série de oficinas, entre elas estão atividades de danças afro-brasileiras, vivências educativas antirracistas e também práticas de técnicas musicais e manuseio de instrumentos típicos usados pela cultura Guarani, com a presença de indígenas da região Norte do Estado.

O evento foi encerrado com a palestra da professora Maria Aparecida Rita Moreira intitulado “A Lei 10.639, 20 anos – desafios e avanços”.