Na última sexta-feira (19/01), aconteceu a cerimônia para entrega de menções honrosas aos gestores das UBSF que mais contribuíram com a inclusão de pacientes no âmbito do Projeto FASUS (Projeto de Rastreamento e Tratamento de Fibrilação Atrial Assintomática Não Valvar no Sistema Único de Saúde de Joinville), uma iniciativa de prevenção ao AVC entre a Prefeitura de Joinville e a Univille.
“Sem um servidor comprometido e envolvido com as questões da saúde como temos em nossa cidade, a gente não tem nenhum resultado” diz Tânia Eberhardt, Secretária da Saúde de Joinville.
Por meio de convênio vigente desde 2020, a universidade oportuniza professor pesquisador - Dr. Marcelo Pitombeira de Lacerda - para coordenar a pesquisa e o treinamento dos médicos, enfermeiros e agentes de saúde da rede pública voltado à identificação da arritmia, assim como bolsas de pós-graduação para servidores realizarem Mestrado e Doutorado no Programa de Saúde e Meio Ambiente na temática do projeto. Até novembro de 2023, foram realizados mais de 19.000 rastreios nas UBSF, sendo que 2 de cada 3 pessoas identificadas com fibrilação não sabiam da sua condição.
Além disso, a equipe composta de docente e alunos do curso de graduação em Engenharia de Software da Univille desenvolveram uma ferramenta online para registro dos dados do projeto, incluindo cálculos relativos à implementação de anticoagulação.
“Essa parceria entre a universidade, Secretaria Municipal da Saúde e os nossos servidores fez com que conseguíssemos mostrar resultados significativos e estamos motivados para darmos continuidade nesse trabalho” comenta Tânia Eberhardt.
Além de contar com recursos próprios da Univille (Fundo de Apoio à Pesquisa), o Projeto FASUS também recebe apoio da FAPESC e do PPSUS (Programa de Pesquisa para o SUS).
As unidades que receberam a menção honrosa são:
Distrito Centro:
UBSF Aventureiro III;
UBSF Leonardo Schilikamnn;
UBSF Itaum.
Distrito Norte:
UBSF Nova Brasília;
UBSF Jardim Paraíso I e II;
UBSF Rio da Prata.
Distrito Sul:
UBSF Parque Guarani;
UBSF Paranaguamirim;
UBSF Floresta.