O Centro de Convenções ficou lotado na noite desta terça-feira (29/10) para a abertura do Colóquio das Licenciaturas Univille. Neste ano, o CLIC também recebe o 2º Seminário Regional do Curso de Magistério com as escolas da Coordenadoria Regional de Educação de Joinville. Estudantes, professores e convidados participaram de apresentações culturais com o grupo de dança da Apae Joinville e Fanfarra da Escola Estadual Governador Celso Ramos, além da Mesa-redonda “Formação e Profissionalização Docentes: Desafios para os Professores do Século 21”, com os professores Juarez da Silva Thiesen e Rita Buzzi Rauch.

A Coordenadora da Área de Ensino de Ciências Humanas e Jurídicas, professora Cláudia Lopes Gabardo, ressaltou a importância do evento e as conexões que serão possibilitadas ao longo da semana, além da tradição e referência da Universidade na formação de professores em diferentes áreas e das parcerias firmadas para trocas de experiências e vivências científicas na área da educação.

“Nós temos aqui alunos dos cursos de História, Letras, Ciências Biológicas, Pedagogia, Educação Especial. Enfim, todas as Licenciaturas se unem neste evento de cunho científico e que este ano ganhou um grande presente, concomitante ao CLIC, está o 2º Seminário Regional do Curso de Magistério. Este evento, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, ele traz à Universidade alunos do Magistério que, daqui a pouco, pretendem fazer uma Graduação. Então é um conhecimento que leva a uma prática pedagógica, é um conhecimento que é muito importante para as experiências e para a constituição docente”, destacou.  

A vice-coordenadora do curso de Letras da Univille, professora Berenice Rocha Zabot Garcia, lembrou a importância do CLIC como uma ferramenta de educação continuada e uma oportunidade ampliar o conhecimento para além das salas e muros da Universidade, como o ensino, pesquisa e extensão.

“Um evento como este, cunhado pela Extensão, mas organizado pelas Licenciaturas. Uma parceria neste ano maravilhosa com a Coordenadoria Regional de Educação que está trazendo os seus estudantes do Magistério, que também estão saindo da sala de aula para essa troca. E essa troca ela é muito importante, se a trocas não fossem significativas, bastasse que a gente lesse os livros. Mas a troca e o coletivo que vão, em um certo sentido, transformar aquilo que a gente deseja, transformar o ensino e aprendizagem em alguma coisa que toque as pessoas, que afete e que modifiquem o seu ambiente, o mundo. E que nós possamos, nesta parceria, formar professores competentes, professores que gostam daquilo que fazem. Isso é o mais significativo neste momento”, pontuou.

A Coordenadora Regional de Educação, Sônia Terezinha Leandro Paul, agradeceu a Universidade pela oportunidade em realizar o evento e reunir os 8 municípios da Coordenadoria Regional de Educação para o compartilhamento de práticas, vivências e do aprendizado em parceria com a Universidade. “Hoje temos os professores do Colóquio que fazem parte da Univille, com os alunos das Licenciaturas e os nossos alunos do Magistério, que serão futuros professores e futuros alunos da Univille. Então, estamos muito felizes com essa parceria”, destacou.

Até a próxima quinta-feira, dia 31/10, a programação do CLIC segue com workshops, apresentações culturais, apresentações de experiências de estudantes da Universidade nos Programas Universidade Gratuita e UNIEDU, além das boas práticas apresentadas por professores das escolas estaduais da cidade.