A comunidade acadêmica da Univille acompanhou na noite desta quarta-feira (30/10), a inauguração do Espaço Maker Design e Educação no campus Joinville. A nova estrutura será utilizada pela comunidade acadêmica da Universidade, principalmente pelos estudantes dos cursos de Design, Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária, além, também, para iniciativas comas escolas municipais e estaduais de Joinville e região.

O Laboratório foi construído com fomento da Fapesc e foi estruturado pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Univille, resultado da pesquisa e extensão tecnológica junto às escolas da cidade desde 2022. A nova estrutura conta também com o apoio da Secretaria de Educação de Joinville e Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.  

O coordenador do PPG em Design, professor Danilo Côrrea Silva pontuou que o Espaço Maker é um local de fomento ao ensino, pesquisa e extensão, oferecendo uma estrutura adequada para os trabalhos de educação ambiental aos estudantes desde o ensino fundamental, médio e superior. “Então ele oferece esse suporte também, desde a educação básica, mas também para fazer a conexão dos nossos pesquisadores, dos nossos discentes, tanto em nível de Mestrado quanto de Doutorado, como esses alunos. E isso é particularmente importante porque o nosso programa ele é profissional, então ele visa um impacto na sociedade e esse laboratório vem contribuir nesse sentido para que a gente alcance um impacto maior no nosso entorno”, destacou.

Estrutura para aplicar o conhecimento na prática

O Laboratório Espaço Maker Design e Educação é estrutura propícia para a realização de ações de educação com estudantes do ensino fundamental, médio e superior de Joinville e região com oficinas e demais atividades imersivas e práticas. A estrutura do espaço é composta por equipamentos como moinho, extrusora, injetora, prensa termoformadora, sistema de produção de filamento e impressora 3D, ferramentas manuais e equipamentos de proteção individual.  

Para o coordenador do Projeto, professor João Carlos Sobral, destacou que a entrega é simbólica e que faz parte de uma ação da Universidade de aproximação, conscientização, principalmente para o meio ambiente. “Mas é importante também para atrair, para dar sentido e para criar referências para que os alunos possam aproximar-se dos professores, possam entender o que cada área faz e possa trazê-los também à Universidade, a sua formação, a sua criação. Ele é um espaço que projeta futuros e isso é muito importante para gente”.