A 11ª edição da Semana Univille de Ciência Sociedade e Tecnologia (SUCST) foi aberta na noite desta quarta-feira (16/10), no campus Joinville da Universidade. A palestra de abertura foi conduzida pelos professores João Carlos Ferreira de Melo Júnior (Univille) e Ricardo Bitencourt (FURB), que apresentaram “Biomas do Brasil: diversidades, saberes e tecnologias sociais”.

Estudantes e docentes de diferentes cursos da Universidade acompanharam a palestra dos pesquisadores que destacaram as principais características dos biomas, como o Cerrado, Pantanal, Pampa, Caatinga, Mata Atlântica e a Amazônia. Além de apresentar o conjunto de vida (fauna e flora), os professores destacaram o cenário de cada bioma e as ameaças sofridas, como o desmatamento, queimadas e a diminuição de suas extensões.

Mas antes da palestra de abertura, a SUCST já ganhava forma no campus universitário. Nos corredores do Bloco A, estudantes e professores da Universidade apresentaram suas pesquisas e trabalhos científicos para toda comunidade acadêmica e comunidade externa que circula pela Univille. Nesta edição, foram 339 resumos submetidos, distribuídos nas áreas de Biológicas e Saúde, Exatas e Tecnológicas, Humanas e Sociais Aplicadas, além dos projetos de pesquisa, ensino, extensão e projetos integrados.

A Semana Univille de Ciência, Sociedade e Tecnologia tem como objetivo socializar com a comunidade os resultados obtidos em ações desenvolvidas no ensino, na pesquisa e na extensão, além de demonstrar a forte interação existente entre as bases formadoras da Universidade, além de incentivar, por meio do ensino, que a pesquisa se estenda cada vez mais à comunidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida de Joinville e região. A SUCST incorporou o Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), como também o Seminário de Iniciação Científica (SIC), visando a integração entre professores e estudantes.

Até a próxima sexta-feira (18/10) o público pode acompanhar os 282 trabalhos apresentados pela comunidade acadêmica. A programação completa está disponível no site www.univille.edu.br/sucst.