INSCREVA-SE PARA AS OFICINAS GRATUITAS AQUI!

 

O Instituto Natal de Joinville, em parceria com o Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) e o Curso de Gastronomia da Univille, realizará no dia 27 de novembro o lançamento do livro Saberes, Sabores e Histórias de Natal. O evento, aberto ao público, ocorrerá a partir das 19h nos jardins do museu e contará com a degustação de algumas das 33 receitas que compõem a obra. 

Com 164 páginas, o livro é composto por receitas que ocuparam ou ocupam os natais das famílias da cidade, além de histórias e depoimentos. As indicações, testadas pelos estudantes do curso de Gastronomia da Univille, tem pratos bem conhecidos, como Marreco Recheado, Bolacha de Melado de Natal, Bolo de Frutas Cristalizadas...e outras diferentes, como Pão de mel honigkuchen, Stollen da Dona Edith e Salame de chocolate. 

Com tiragem de 1 mil exemplares, o livro será comercializado pelo Instituto Natal ao preço de R$ 79,00. Após seu lançamento, haverá uma série de oficinas abertas à comunidade para quem tiver interesse em aprender as receitas e vivenciar suas memórias. As inscrições podem ser feitas aqui. 

Um Projeto Colaborativo e Interdisciplinar

O projeto teve como principal objetivo explorar e documentar receitas natalinas que possuem relação com a história da imigração em Joinville, com foco na comunidade de descendência alemã, mas considerando também a interculturalidade presente na região. Iniciou com um chamamento público realizado pelo MNIC, divulgado no site da Prefeitura de Joinville, convidando a comunidade a compartilhar suas receitas e memórias natalinas.

Os participantes tiveram a oportunidade de reviver as memórias das celebrações natalinas, enquanto os alunos de Gastronomia testaram e reproduziram as receitas, que posteriormente foram apresentadas ao público no 6º Festival do MNIC. Os cursos de Cinema e Audiovisual, Design, e Publicidade e Propaganda da Univille desenvolveram registros audiovisuais e gráficos que enriqueceram ainda mais o conteúdo do livro assinado pela Editora Univille. Os recursos foram captados do Instituto Natal por meio do setor de Prestação de Serviços e Educação Continuada da universidade, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Além disso, um destaque especial foi a colaboração dos idosos do Programa de Extensão Matura, da Univille. Doze participantes, tutoreados por alunos de Gastronomia, compartilharam receitas e memórias, promovendo uma rica troca de saberes entre gerações. Entre os parceiros institucionais, destacam-se a Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (SECULT), o Consulado da Alemanha no Brasil e o Laboratório de História Oral da Univille (LHO).

"Este livro é um tributo a todos que contribuíram para que o espírito natalino de Joinville fosse registrado e perpetuado. Que ele sirva de inspiração para que, quem folhear suas páginas, não encontre apenas receitas, mas um legado cultural, que o faça sentir parte de algo maior e que o incentive a continuar a contar suas próprias histórias", deseja a Prof. Dra. Yoná da Silva Dalonso, uma das organizadoras da publicação.