Um importante marco para a Educação em Direitos Humanos (EDH) foi alcançado com o lançamento do livro “Educação em Direitos Humanos e Acafe: uma rede entre universidades comunitárias de Santa Catarina”, organizado por Fernanda Brandão Lapa, especialista na área e coordenadora da Cátedra Unesco de Educação para a Cidadania e Direitos Humanos da Univille.

A obra, publicada pela Editora Univille, apresenta relatos e boas práticas de instituições que integram a Rede Acafe, além de destacar a contribuição da Univille, pioneira no tema de EDH no estado.


Uma rede de diálogo e colaboração

O livro é resultado do encontro realizado entre 11 e 13 de abril de 2023, na Univille, com representantes de oito universidades comunitárias da Acafe e duas Cátedras Unesco: a Cátedra Dom Helder Câmara (Recife/PE) e a Cátedra de Humanismo Cristiano (Santiago/Chile). O evento, que abordou temas como juventude, direitos humanos e a Agenda 2030, proporcionou um valioso espaço de escuta e troca após o período de isolamento social provocado pela pandemia.

No prefácio da obra, Fabio Eon, coordenador do programa de Ciências Humanas e Sociais da Unesco no Brasil, destacou a relevância da parceria entre a Unesco e instituições como a Univille:

“A Cátedra Unesco de Educação para a Cidadania e Direitos Humanos da Univille tem permitido relevantes ações para desenvolver a EDH no Brasil, especialmente no plano regional e estadual. O seminário realizado em 2023 foi um exemplo marcante de como a Rede Acafe pode contribuir para superar desafios estruturais do país.”

Contribuições de cinco instituições

O livro sistematiza experiências práticas em EDH realizadas pelas instituições participantes, com o objetivo de fortalecer o diálogo e a troca de conhecimentos entre educadores. Em vez de artigos científicos, os capítulos trazem relatos de atividades realizadas em diferentes áreas:

  • Univille: A experiência acumulada desde 2007 em ensino, pesquisa, extensão e gestão voltados à EDH.
  • Unifebe: As iniciativas do Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos (LACEDH).
  • Unochapecó: Atividades de pesquisa com foco na Agenda 2030 por meio do grupo Direitos Humanos e Cidadania.
  • Católica SC: Relato do Observatório Católica de Cidadania, com destaque para o uso de podcasts na abordagem de temas de EDH.
  • Univali: A integração da EDH desde a educação básica até a graduação, com exemplo na rede municipal de Palhoça.

 

Um legado para o futuro

Além de compartilhar boas práticas, a obra reflete o nascimento da Rede de Educação em Direitos Humanos da Acafe, uma articulação que busca promover o debate, a troca de experiências e a ampliação das iniciativas em EDH no estado.

Fernanda Brandão Lapa ressaltou o propósito colaborativo do projeto:

“O livro busca inspirar educadores(as) ao compartilhar experiências que deram certo e também lições aprendidas, fortalecendo o debate em EDH. Precisamos de mais espaços como este para construir, juntos, novas possibilidades para a educação.”


(No lançamento pela Editora Univille, Fernanda Lapa (dir.) com Sirlei de Souza, coordenadora do Comitê de Educação em Direitos Humanos da Univille)

Reconhecimento e continuidade

O lançamento do livro consolida o papel das universidades comunitárias de Santa Catarina como protagonistas na difusão da EDH, reafirmando o compromisso da Acafe em promover ações que impactem positivamente a sociedade e contribuam para a superação de desafios sociais e educacionais.

A obra já está disponível na Editora Univille e representa um convite a professores(as), pesquisadores(as) e gestores(as) para somarem esforços na construção de uma sociedade mais justa e democrática.