Na última terça-feira (19/11), profissionais do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, trecho 5, executado pela Univille São Francisco do Sul, realizaram a soltura de uma ave oceânica de pequeno porte conhecida popularmente como Bobo-pequeno (Puffinus puffinus). Este é o quarto paciente desta espécie a ser reabilitado e solto pelo PMP-BS/Univille no Litoral norte de Santa Catarina.
Antes de ser solta, a ave recebeu uma anilha de identificação. Este anel, que contém um código com letras e números, é fornecido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave/ICMBio), que mantém o cadastro de todos os anilhamentos realizados no Brasil.
A ave retornou à vida livre na praia Grande em São Francisco do Sul, depois de mais de 3 semanas de tratamento na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille. Durante a internação, a ave recebeu os cuidados da equipe de médicos veterinários, tratadores e estagiária.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.