Tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda e até sair com a declaração feita, de graça, durante um passeio de final de semana no shopping. É a oportunidade que o curso de Ciências Contábeis da Univille, em parceria com o Garten Shopping, oferecerá no próximo sábado, dia 25/05, das dez da manhã às dez da noite.

A ajuda fica ainda mais útil diante do calendário: acontecerá no último final de semana antes do prazo final de entrega das declarações, marcado para 31/05. Em Joinville, pelo menos 50 mil contribuintes ainda não cumpriram a obrigação com a Receita Federal. Em 2023 foram recebidas cerca de 200 mil declarações em Joinville. Neste ano, até agora, foram cerca de 145,5 mil. Quem ficar irregular será multado em até 20% do imposto devido e poderá ter o CPF bloqueado.

A ação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Univille está ocorrendo em todos os sábados do mês de maio. No coworking do shopping, o GS Working, em frente à Casa Bauducco, com computadores cedidos pelo Inovaparq e conectados ao sistema da Receita Federal, professores e universitários tiram dúvidas, dão orientações e auxiliam no preenchimento da declaração. “Atendemos uma contribuinte que estava com o CPF bloqueado, regularizando suas últimas três declarações. Também orientamos uma imigrante que tinha dúvidas sobre como lançar o patrimônio no Brasil”, exemplifica o professor Juliano Will.

“Como Universidade Comunitária, a missão da Univille é servir a comunidade. Nesta ação, estamos junto da comunidade em um momento que para muitos ainda é sinônimo de dor de cabeça. Estamos simplificando o que é difícil para as pessoas e colocando à disposição delas, de forma totalmente gratuita, a credibilidade do curso que ao longo das últimas cinco décadas formou mais de 3 mil profissionais de contabilidade em Joinville e região”, destaca o Coordenador professor Carlos Eduardo Friedrich.