O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, é o convidado especial para a abertura do ano letivo do Mestrado e Doutorado em Patrimônio Cultural e Sociedade, mantido pela universidade comunitária da região de Joinville, a Univille. A aula magna será aberta ao público, no dia 23 de maio, a partir das 19h, no auditório da Reitoria.

Grass abordará a importância do Patrimônio Cultural para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Desde janeiro de 2023, ele está à frente da autarquia federal responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do Brasil. Sociólogo, professor e pesquisador, Grass é Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).

“Além da relevância da presença do Iphan em nosso programa, a reflexão proposta por seu presidente, Leandro Grass, é urgente e necessária. Num contexto no qual novas concepções, sentidos e usos do patrimônio passam a fazer parte do cotidiano das pessoas, reflexões sobre suas funções na perspectiva do desenvolvimento sustentável são essenciais”, destaca a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (PPGPCS) da Univille, Prof. Dra. Raquel Venera.

“Ainda mais em momentos nos quais enfrentamos tragédias climáticas em todo o mundo, tal como estamos vivenciando no Rio Grande do Sul, que impactam não só os bens materiais, as cidades e a infraestrutura, mas principalmente a vida das pessoas, e sua forma de estar no mundo, cultura e o próprio patrimônio cultural”, completa.

Com o curso de mestrado desde 2008, e com o doutorado desde 2018, o PPGPCS da Univille já formou 212 mestres e 12 doutores ao longo dos últimos 15 anos, além de contribuir para a sociedade com os resultados de suas atividades de pesquisa, ensino, extensão, aulas de campo e ações com toda a comunidade.

Com o conceito 4 de 5 na avaliação mais recente da CAPES, o objetivo do Programa é o de formar mestres e doutores na área interdisciplinar de patrimônio cultural para atuar no ensino e na pesquisa em órgãos públicos e privados de educação superior, de pesquisa e de gestão.

O quê: Aula Magna com Presidente do Iphan, Leandro Grass

Quando: dia 23 de maio, a partir das 19h