(Reitor da Univille, Alexandre Cidral, com Letícia Bohn, Claudia Gabardo e Palova Balzer) 

 

A Univille recebeu homenagem do Parlamento Estadual em uma sessão especial nesta segunda (13/05) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A cerimônia marcou os 50 anos de fundação da Acafe, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais, e foi proposto pela Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias. 

O Reitor da Univille, Prof. Alexandre Cidral, representou a instituição no evento que contou com a presença de autoridades de todo o estado, além de reitores, professores, colaboradores e alunos das instituições de ensino superior homenageadas.  

“Completar 50 anos de contribuição à Educação catarinense é um marco que a Univille tem a satisfação de compartilhar com a Acafe, ao integrá-la juntamente com outras 13 universidades que há cinco décadas colocam o ensino, a pesquisa e a extensão à serviço do desenvolvimento de Santa Catarina”, destaca o reitor.  

“Se Santa Catarina se destaca para o Brasil e para o mundo em tantos indicadores, deve muito isso ao sistema comunitário de ensino superior mantido pela Acafe”, afirmou o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Napoleão Bernardes (PSD).  

 

(Reitor da Univille, Alexandre Cidral, com parlamentares catarinenses) 

 

A presidente da Acafe, Prof. Luciane Ceretta, lembrou que em 50 anos de atuação, as universidades comunitárias formaram mais de 600 mil pessoas que têm contribuído, desde então, para que Santa Catarina seja destaque em muitos indicadores. Ela fez questão de citar o nome dos responsáveis pela criação da associação, fundada oficialmente em Blumenau, no dia 2 de maio de 1974. 

“A Acafe talvez seja um dos maiores cases de inovação social em Santa Catarina, modelo que foi exportado para outros estados”, disse Luciane. “Ao mesmo tempo em que somos muito agradecidos e honrados por essa homenagem, também nos sentimos convocados a fazer cada vez melhor nosso trabalho.” 

 

(Presidente da Acafe, Luciane Ceretta, com parlamentares catarinenses) 

 

O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, que foi presidente da Acafe entre 2020 e 2022, representou o governador Jorginho Mello (PL) na cerimônia. A sessão especial contou com a presença do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), dos deputados Ivan Naatz (PL), Luciane Carminatti (PT), Mário Motta (PSD), Rodrigo Minotto (PDT), Julio Garcia (PSD) e  Lunelli (MDB), além do vereador de Joinville, Lucas Souza (Republicanos).    

Da Univille, ainda participaram do evento: a Coordenadora de Extensão, Prof. Letícia Ribas Diefenthaeler Bohn; a Coordenadora do Comitê de Ciências Humanas e Jurídicas, Prof. Claudia Valéria Gabardo; além das Assessoras de Planejamento e Avaliação, Palova Balzer, e de Relações Públicas, Talita Rosa. 

 

(Sessão Especial na Assembleia Legislativa de SC)

 

Imagens: Agência AL/divulgação