No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/06), a exibição do documentário O preço do progresso: Canal do Linguado, com roda de conversa, abre a programação do Mês Univille da Educação Ambiental e Sustentabilidade. Além disso, nos corredores da universidade o público poderá conferir os diferentes níveis de qualidade da água em demonstrações de monitoramento. Na comunidade, a Escola Municipal Pastor Hans Müller receberá contação de histórias. Essas duas atividades de educação ambiental são do Projeto Comitê Babitonga.

“O Junho Verde já é reconhecido em nossa universidade. Este ano, integra o calendário de meses temáticos até a celebração do nosso Jubileu de Diamante, em março de 2025. Preparamos uma programação que extrapola os campi, para alcançar a população. Queremos também que toda a comunidade acadêmica se engaje nas atividades, pois a sustentabilidade socioambiental, além de um pilar institucional, é uma causa prioritária de todos nós enquanto cidadãos do mundo”, convida o Reitor Alexandre Cidral.

A XII Jornada Ambiental, o 3º Seminário Empresa e Sustentabilidade, além de outras atividades acadêmicas, compõem o calendário do “Mês Univille de Educação Ambiental e Sustentabilidade”, que terá ainda a exibição de projetos no estande da Univille na Feira do Livro, e ações em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sama).

Uma novidade deste ano será a 1ª Corrida do Meio Ambiente, realizada em parceria com o Instituto Lixo Zero, no dia 30/06. A largada será no Pórtico 1 da Univille, às 7h.

“Ao desafiarmos nossos próprios limites nessa corrida, lembraremos que a natureza também tem limites. Assim, faremos de cada passo dado, um compromisso com a sustentabilidade”, destaca a Vice-Reitora Therezinha Novais.

Já em São Bento do Sul, a Caminhada da Sustentabilidade chegará à sua 6ª edição. No dia 15/06, com saída da Univille Campus SBS, às 7h30, a comunidade é convidada a percorrer o trajeto de ida e volta, do GutBrau até a Cascata, em Campo Alegre, com cerca de 10 km.

Em São Francisco do Sul, na manhã do dia 4/06, a Univille Campus SFS sediará a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura Municipal. A temática será o bem-estar animal, com palestras de docentes da universidade sobre os desafios na proteção animal e os animais no direito ambiental brasileiro.

Confira a programação completa no site do Junho Verde Univille!