Na segunda-feira, dia 27 de maio, no Auditório do campus São Bento do Sul, aconteceu a palestra internacional “Cidade Guimarães, Portugal: legado patrimônio mundial da Unesco. O evento, promovido pela prefeitura de São Bento do Sul, faz parte do acordo de cooperação entre o município, a Univille e a cidade portuguesa.

O encontro reuniu estudantes dos cursos de graduação da Universidade, além de convidados externos, para uma noite de discussões sobre as áreas históricas de Guimarães como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e seus reflexos na economia e na sociedade local.

Flávio Freitas, presidente da Câmara de Guimarães, apresentou a cidade ao público e as relações estabelecidas com as Universidades, empresas e a tecnologia, como também, a relação da cidade com o patrimônio histórico e artístico. Durante a apresentação, Freitas mostrou ao público os projetos em andamento para inovação, ciência e tecnologia, turismo, que estão em andamento e que reúnem Universidades, empresas e demais organizações da sociedade portuguesa.

Reabilitação Urbana no Centro Histórico. O percurso

A arquiteta Marta Mota Prego apresentou ao público o processo de reabilitação urbana do de Guimarães e a inclusão da cidade no Patrimônio Mundial da Unesc com a Zona do Couro e o Centro Histórico. O patrimônio revitalizado e restaurado, segundo Marta, não pode ficar fechado e na cidade Guimarães eles são devolvidos à comunidade para que todos possam ter acesso aos espaços restaurados e organizados para uso. A arquiteta reforçou a importância da qualificação e integração de equipes envolvidas neste processo de restauração e requalificação e classificou a importância da parceria firmada com a Prefeitura de São Bento do Sul para o processo de restauro do prédio Prefeito Manoel Tavares.