Antes mesmo de inaugurar as rodas de conversa programadas em universidades e centros universitários catarinenses, a equipe do projeto “Palavra Presa na Garganta” – livro da pianista e produtora cultural Marisa Toledo que analisa o impacto do contexto político dos anos 1960 sobre a poética de Chico Buarque – disponibiliza gratuitamente, via internet, as versões inclusivas da obra. Os três formatos – e-book com descrição de imagens, audiobook com trilhas incidentais do compositor e videobook em Libras – já podem ser encontrados no perfil do Instagram @palavrapresanagarganta.

Marisa Toledo frisa que o propósito dessa iniciativa é garantir o acesso mais amplo possível, por parte de todas as camadas da população. “Espero que o trabalho promova uma reflexão sobre a ingerência violenta do Estado, seja física, psicológica, e que haja consciência sobre a importância da liberdade artística”, sublinha Marisa, produtora com mais de 180 projetos impulsionados via leis de incentivo, à frente da Agência Cultural AqueleTrio.

A concepção das versões acessíveis teve o envolvimento do IMPAR, o Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento, de Joinville. Iraci Seefeldt, coordenadora de projetos do IMPAR, sublinha a “alegria enorme” da instituição em participar desse projeto, “fruto das ações que temos desenvolvido ao longo dos anos, que reverberaram e se multiplicaram”. A versão para pessoas surdas foi narrada pela experiente intérprete de Libras Núbia Amorim, com 21 anos de profissão. Ela revela o entusiasmo pelo resultado alcançado. “Ver um material dessa relevância sendo produzido respeitando o direito linguístico da pessoa surda me leva crer que dias melhores estão chegando para todos, para que possamos ser respeitados em nossas particularidades”, afirma.

O primeiro bate-papo com estudantes universitários, para marcar o relançamento do livro, será neste dia 29 de maio, às 19h30, no anfiteatro da Univille, em Joinville, encerrando o Maio Cultural, evento que a instituição promove ao longo do mês. As demais palestras já têm datas definidas. Marisa Toledo vai a Concórdia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFC), dia 6 de junho, às 20h; Udesc, em  Florianópolis, dia 11 de junho, às 18h; Udesc, em  Laguna, dia 18 de junho, às 16h; Furb, em Blumenau, dia 25 de junho, às 19h; e Uniplac, em Lages, dia 2 de julho, às 19h.

Proposta cultural realizada com recursos do governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023, o livro tem o apoio institucional do IMPAR, o Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento.