Jani Floriano, da CPA, apresentando os resultados durante o Seminário

A universidade comunitária da região de Joinville, Univille, alcançou o nível 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) dois anos antes da meta prevista, para 2026, no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Este foi um dos resultados destacados nesta quinta (16/05) durante o Seminário de Apresentação dos Resultados da Autoavaliação Institucional 2021-2023, conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) em duas sessões para a comunidade acadêmica, às 11h e às 17h.

Outro destaque veio da avaliação docente: oito em cada 10 estudantes da Univille consideram seus professores ótimos ou bons nas quatro competências analisadas. Cerca de 70% dos discentes aderiram à consulta que integrou a Autoavaliação Institucional (AI).

Conhecendo a AI

A AI é um processo que analisa a qualidade da universidade e tem como foco o desempenho em três eixos: institucional, dos cursos e dos estudantes. O objetivo é identificar potencialidades e fragilidades, recomendando melhorias.

No ciclo 2021-2023, foram objetos da Comissão Própria de Avaliação: a infraestrutura, a competência docente, os 50 indicadores da avaliação externa feita pelo Inep, os relatórios das 17 comissões do Inep que avaliaram cursos de graduação ao longo do período, e os indicadores da avaliação externa do programa de pós-graduação pela Capes.

“Atingimos todos os objetivos definidos no início do ciclo avaliativo, com autonomia e liberdade, propondo recomendações à Gestão para alcançarmos a excelência”, avalia a Prof. Jani Floriano, responsável pela CPA.

Dentre essas recomendações, estão, por exemplo, a realização de oficinas para qualificação docente com vistas ao conceito máximo nas avaliações do MEC, já acatadas pela Reitoria.

“Assim é a Univille: universidade comunitária que desenvolve processos avaliativos para o contínuo aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa, da extensão, e da gestão”, destaca o Reitor Alexandre Cidral.

O relatório completo está disponível à comunidade acadêmica e à sociedade, seguindo a política de transparência da instituição, no site
Univille.edu.br/cpa

Reitor Alexandre Cidral e Vice-ReitoraTherezinha Maria Novais de Oliveira no Seminário