Sob o tema "Democracia e resistência na história", a 29ª Semana de História da Univille inicia nesta segunda (13/05) com uma série de atividades para reflexão crítica sobre os desafios e conquistas da democracia no Brasil. 

O evento é uma parceria entre o Curso de História, o Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille e a Associação Nacional de História - Seção Santa Catarina (ANPUH-SC).  

Até sexta (17/05), o campus em Joinville reunirá estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em debater as nuances da democracia e as diferentes formas de resistência ao autoritarismo ao longo da história brasileira, especialmente nos séculos XX e XXI. 

 

Programação 

A programação diversificada contemplará conferências, palestras, filme-debate, mesas-redondas e simpósios, oferecendo um espaço plural para análises e reflexões sobre o tema. Entre os convidados, destacam-se especialistas, gestores governamentais, profissionais da Educação Básica, membros de espaços de memória, professores universitários, além de estudantes de diversas áreas do conhecimento, com enfoque especial em História e Ciências Humanas. 

Momentos importantes incluem a mesa-redonda de abertura, que abordará "Democracia e resistência na História de Joinville", e o filme-debate envolvendo estudantes de escolas da Educação Básica, com a exibição do filme "Ditadura reservada". Além disso, estão previstas mesas-redondas sobre o ensino de História, os negacionismos na história do Brasil e de Santa Catarina, e uma conferência de encerramento que trará reflexões sobre as perspectivas presentes e futuras da democracia e resistência na história. 

Prestes a completar 30 anos, a Semana de História da Univille é reconhecida como o maior e mais antigo evento do gênero nas regiões norte-nordeste de Santa Catarina.

 

Para acessar a programação detalhada e fazer inscrições gratuitas, clique aqui