O campus Joinville da Univille ficou repleto de corredores na manhã deste domingo (30/06). Muitos madrugaram e enfrentaram um frio de 6 graus para a 1ª Corrida do Meio Ambiente, organizada pelo Coletivo Lixo Zero e Univille, que teve percursos de 4 KM e 7,5 KM, além da categoria para crianças. A corrida encerra as atividades do Junho Verde da Univille e teve a gestão de resíduos sendo lixo zero e conscientizou o público sobre a temática.

A prova começou às 07 horas com a largada do pelotão do Projeto Pernas Solidárias de Joinville, iniciativa que realiza a inclusão de pessoas com deficiências no mundo do esporte. Na sequência, os corredores dos 4KM e 7,5KM saíram para o percurso que foi realizado no entorno do campus universitário. Após 20 minutos de prova, os primeiros colocados já passavam o pórtico de chegada ao laco da Academia Univille.
 

O frio não espantou quem participou pela primeira vez em uma prova de corrida. Luiz Gonzaga Guedes, Designer, fez a prova de 4 quilômetros e elogiou a proposta do evento e animação do público mesmo com os 7 graus de temperatura. “Muito legal essa iniciativa que dá uma abertura para a discussão do meio ambiente, dos resíduos, da reciclagem, do lixo zero. Muito legal e que venham outras corridas”, destacou.

Os cursos da Área da Saúde da Univille realizaram diversas atividades com o público que correu ou que prestigiou os atletas. O alongamento e a preparação ficaram por conta dos acadêmicos de Educação Física que realizaram atividades de aquecimento com os corredores antes do início da competição. O curso de Farmácia realizou a aferição da glicemia e conversou com os competidores e presentes sobre dicas de saúde e orientação de medicamentos. Assim como o curso de Enfermagem, que realizou aferição de pressão arterial

O curso de Fisioterapia propiciou atividades de liberação miofascial com os atletas e, também, deram dicas sobre os cuidados antes e após corrida. O curso de Naturologia realizou práticas integrativas, como a auriculoterapia e cromoterapia para o público que passou pelo estande da Univille.