O papel comunitário da Univille foi destacado na tribuna do Parlamento Estadual, na última terça (4/06), durante a sessão da Alesc Itinerante, em Joinville. 

O Reitor Alexandre Cidral ocupou o espaço concedido a instituições e entidades representativas da região Norte do Estado. “Como Reitor, muito me honra ter tantos dados, histórias e resultados positivos para expor. Um panorama que torna nossa universidade uma referência em Educação, contribuindo com o debate educacional nas outras regiões e em nível estadual”, avaliou.  

Foram destacados os diferenciais da Univille em Ensino, Pesquisa e Extensão. Entre eles, o número de 37.021 graduados pela universidade ao longo dos anos; o reconhecido biobanco de AVC da instituição, o Joinville Stroke Biobank; o impacto em mais de 305 mil pessoas da comunidade pelos projetos de extensão ao longo de 2023; e a oportunidade a cerca de 1 mil estudantes com bolsas do Programa Universidade Gratuita e a outros 766, pelo Uniedu. 

Foi também a oportunidade de convidar o Parlamento e a sociedade para o Jubileu de Diamante, a ser celebrado no próximo ano, e reforçar que a instituição está de portas abertas. 

O Programa Alesc Itinerante está percorrendo as principais cidades do Estado, levando as reuniões de comissões e sessões ordinárias. A ação ocorre em comemoração aos 190 anos da assembleia e conta com o objetivo de aproximar ainda mais o parlamento da população de Santa Catarina. Em Joinville, os dois dias do evento legislativo ocorreram na Expoville.