As instituições integrantes do Sistema Acafe assinaram o “Manifesto Educação para o Futuro” em iniciativa conjunta com o Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina (LIDE SC). A ação, nesta sexta (5/7), ocorreu em uma edição especial do Lide Tendências, com a participação do Governador do Estado, Jorginho Mello, do ex-Ministro da Educação Rossieli Soares, e de lideranças do setor produtivo.
Para o Reitor Alexandre Cidral, que assinou o manifesto em nome da Univille, o documento reforça o compromisso das entidades com o desenvolvimento educacional e socioeconômico do estado. Acompanharam a assinatura os Pró-Reitores: de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo França; de Extensão e Assuntos Comunitários, Patrícia Magri; além do diretor do Inovaparq, Paulo Bousfield. (FOTO)
Com a apresentação deste manifesto, a Acafe e o Lide SC reafirmam seu compromisso em trabalhar incansavelmente para garantir que a educação em Santa Catarina continue a evoluir, preparando as próximas gerações para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro.
Palestras
Durante o encontro, foram destacados pontos essenciais para a melhoria da educação em Santa Catarina, como o fortalecimento da educação básica, a valorização dos profissionais da educação e a promoção de uma formação técnica e profissional alinhada às demandas do mercado.
Em sua apresentação, a presidente da Acafe, professora Dra. Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou a importância da união de esforços para garantir um futuro próspero para as novas gerações: "A educação é um direito fundamental que precisa ser constantemente aprimorado. Este manifesto é um chamado à ação, para que possamos trabalhar juntos – governo, sociedade civil e setor privado – na construção de um sistema educacional mais justo e eficiente."
Delton Batista, presidente do Lide SC, destacou o papel crucial da colaboração entre os setores público e privado: "O setor empresarial de Santa Catarina tem um compromisso histórico com a educação. Através deste manifesto, reafirmamos nossa responsabilidade em preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho, sempre buscando inovação e qualidade no ensino."
O governador Jorginho Mello enfatizou o apoio do governo estadual às iniciativas apresentadas e reconheceu a importância do manifesto como um guia para as políticas públicas de educação: "Estamos empenhados em criar um ambiente propício para que todos os estudantes catarinenses tenham acesso a uma educação de qualidade. O Universidade Gratuita é uma prova disso."
"Manifesto Educação para o Futuro"
O documento apresentado, intitulado "Manifesto Educação para o Futuro", propõe ações concretas e estruturantes para melhorar a qualidade e a acessibilidade da educação em Santa Catarina. Entre os pontos abordados estão o fortalecimento da educação na primeira infância, a integração do ensino médio com o mercado de trabalho e a promoção de tecnologias educacionais inovadoras.
A reunião marcou um passo importante na colaboração entre as instituições educacionais, o setor empresarial e o governo, visando um futuro onde a educação seja a base para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado.