Um dos 14 Leões de Ouro conquistados pelo Brasil em Cannes neste ano veio para seis egressos da Univille: Daniel Maia, Rafael Monti, Vinicius Kluge, Victor Balestrin, Alan José Dias e Nicole Lia Rêgo da Silva. Os egressos do curso de graduação em Design de Animação Digital da Univille integram a equipe de pós-produção do filme “Ashe Versus”, que além do Leão de Ouro também levou um Leão de Bronze, ambos na categoria Film Craft. 

O trabalho é assinado pela The Youth com a Colossal, estúdio de animação do qual Daniel Maia é sócio, em parceria com a agência norte-americana TBWA\Health. 

"Ganhar este prêmio é uma honra, especialmente na categoria técnica de animação, que é tão exigente. Esta vitória é um marco em nossa carreira, refletindo anos de dedicação à excelência técnica na animação", conta Daniel. "Trabalhar com antigos colegas da faculdade até hoje é uma experiência única, que torna ainda mais especial receber reconhecimento em um prêmio como Cannes. Estamos orgulhosos de representar Joinville e a Univille em prêmios internacionais", completa.

A Colossal também atuou na produção do vencedor do Grand Prix na categoria Digital Craft, "Spreadbeats", durante a 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, considerado o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade.  

 

 

Para a Profª Fernanda Pozza da Costa, coordenadora do Curso de Design da Univille, é um orgulho ver os egressos sendo reconhecidos no cenário nacional e internacional. 

Desde cedo eles mostraram um espírito empreendedor, contribuindo significativamente para sua produtora e para o mercado. Desde a faculdade, demonstraram um talento excepcional que apenas se aprimorou ao longo dos anos. Não nos surpreende essa conquista, pois eles são realmente muito talentosos e seu trabalho é incrível", enfatiza. "Temos acompanhado o crescimento deles de perto, são parceiros constantes em eventos como o GAMPI, e estamos sempre em contato. Estamos muito felizes e orgulhosos de ver nossos egressos se destacando mundialmente" completa.

Daniel destaca que, além da realização individual, o grupo está feliz em contribuir para o mercado de animação brasileiro.

"A animação no Brasil está em constante evolução, e é emocionante fazer parte desse crescimento. Manter vínculos com a academia e inspirar novas gerações é essencial para o futuro do setor. Valorizamos muito as conexões que fizemos ao longo dos anos, tanto com colegas de faculdade quanto com jovens talentos que estão ingressando no mercado. Estamos ansiosos para nos encontrarmos novamente na Univille", finaliza Daniel. 


O filme

“Ashe Versus” é exemplar em craft devido à meticulosa atenção aos detalhes e abordagem inovadora de narrativa. Do design de produção e elenco à integração de animação e trilha sonora original, cada elemento exibe alto nível de artesanato. A recriação de cenários históricos, a interpretação dos personagens e a fusão de sequências ao vivo e animadas demonstram excelência em produção, design e narrativa. A dedicação à autenticidade e criatividade é evidente em cada quadro.

O foco do filme está em Arthur Ashe, ex-tenista dos EUA e ativista dos direitos civis e educador de saúde, além de ser o primeiro homem negro a vencer um Grand Slam, circuito mundial de tênis. Ele era famoso também por ser um rebelde elegante. O ex-tenista morreu em 1993, por problemas associados à Aids, que, no ano anterior, revelou ao mundo ter contraído.

O curta é uma homenagem ao estilo de Ashe, dentro e fora das quadras. Gravações de voz, fotos e imagens de arquivo foram reunidas nessa peça que brilha pela qualidade da animação.

 

*Com informações do Clube de Criação e do Marcas pelo Mundo