Reitores receberam o reconhecimento da Câmara dos Deputados pelos 50 anos do Sistema Acafe, em cerimônia na Capital Federal, nesta quarta (10/7). O Reitor Alexandre Cidral representou a Univille.
O ato legislativo foi proposto e conduzido pelo Deputado Federal Pedro Uczai (PT-SC) e ocorreu no auditório do Inep, devido à suspensão de atividades na Câmara para dedicação exclusiva à votação da Reforma Tributária.
Participaram da cerimônia os deputados federais catarinenses: Jorge Goetten (RP-SC), Rafael Pezenti (MDB-SC) e Geovania de Sá (PSDB-SC), além do deputado estadual e vice-presidente da Comissão de Educação da Alesc, Mário Motta (PSD).
O evento também contou com a presença de representantes do Governo de SC, do Conselho Nacional de Educação, do Conselho Estadual de Educação, da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) e do Consórcio de Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).
As autoridades enalteceram a contribuição histórica da Acafe para os avanços educacionais e o desenvolvimento de Santa Catarina e destacaram a relação das universidades comunitárias em suas trajetórias pessoais e profissionais.
O deputado Pedro Uczai resgatou a colaboração do Sistema Acafe em sua atuação parlamentar, que resultou na criação do Artigo 170 da Constituição Estadual, concedendo bolsas de estudos a milhares de estudantes de baixa renda em instituições comunitárias. E enfatizou a relevância dessa união em prol da educação catarinense.
“Acredito que essa união entre política e educação é o que dá futuro para o país, por isso eu faço essa homenagem, retribuindo o presente que recebi, o de ser acolhido como professor e pró-reitor em uma comunitária, como deputado ter feito a luta pelos artigos 170 e 171 da Constituição Estadual, ter construído a Lei das Comunitárias, a Lei do Proies, e hoje estar aqui celebrando”, destacou.