Avanços no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), considerando as particularidades das universidades comunitárias, foram discutidos durante a reunião dos Reitores da Acafe com a diretoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nesta quarta (10/7), na sede da autarquia federal, a comitiva dialogou com os diretores Carlos Eduardo Sampaio Moreno, (Estatísticas Educacionais) e Ulysses Tavares Teixeira (Avaliação da Educação Superior).

A partir do Censo da Educação Superior mais recente, as instituições comunitárias passaram a ser identificadas de maneira distinta. Anteriormente agrupadas na categoria de instituições privadas, agora são reconhecidas como instituições públicas não-estatais.

Durante o encontro, os representantes receberam em primeira mão a notícia de que os resultados do próximo censo, incluirão pela primeira vez relatórios específicos das universidades comunitárias em um segmento próprio.

Os reitores enfatizaram a necessidade de aprimorar os indicadores de avaliação, levando em conta características distintivas das comunitárias, como seu compromisso social e foco em extensão universitária.

"É essencial termos dados que evidenciem a qualidade de nossa oferta educacional por segmento, destacando os diferenciais das universidades comunitárias para o público em geral", sublinhou o Prof. Alexandre Cidral durante a reunião.

Os representantes do Inep reconheceram essa demanda e informaram que estão em processo de desenvolvimento de novos instrumentos de avaliação. Este estágio inclui a validação dos mesmos e a capacitação dos avaliadores, antes de serem incorporados ao Sinaes.

A presidente da Acafe, Prof. Luciane Ceretta, elogiou as iniciativas e se prontificou a disponibilizar profissionais das instituições para colaborar em um grupo de trabalho conjunto com o Inep, visando implementar as alterações o mais rapidamente possível.