A Univille fortaleceu sua agenda de internacionalização acadêmica ao receber, nesta terça-feira (16/07), a renomada professora Luciane Stallivieri, reconhecida internacionalmente por suas contribuições no campo. A convite da Assessoria Internacional e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciane compartilhou seu vasto conhecimento e experiência com docentes dos programas de mestrado e doutorado, além de se reunir com o Reitor Alexandre Cidral, a Vice-Reitora Therezinha Novais, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Paulo França, e a Assessora Internacional, Dra. Juliana Bustamante.

"A internacionalização não deve ser apenas um departamento dentro da instituição, mas um comportamento.Todos têm que respirá-la", afirmou Luciane durante sua visita. Ela é uma das principais autoridades brasileiras neste tema, com um extenso currículo que inclui múltiplas publicações e participações em conferências globais.

"A vinda da Professora Luciane para nosso campus reflete o quanto a internacionalização não é apenas uma grande aposta, mas uma prioridade estratégica para nossa instituição", destacou a Vice-Reitora.

Durante sua palestra para docentes dos programas stricto sensu, Luciane abordou, entre outros assuntos, estratégias para atrair talentos estrangeiros, ampliar parcerias interinstitucionais, internacionalizar a carreira docente e fortalecer a presença global da Univille.

Além da palestra, Luciane Stallivieri conduziu um workshop interativo, onde os participantes discutiram casos, trocaram ideias e exploraram estratégias personalizadas para implementação em suas carreiras e na Univille.

"O processo de internacionalização facilita a interação e colaboração entre pesquisadores de diferentes países, através de parcerias e alianças estratégicas, elevando não só a qualidade da pesquisa, mas também o volume e o impacto da produção científica, além da socialização e disseminação do conhecimento gerado", estimulou Luciane.

A Univille conta com Assessoria Internacional, responsável por representar a universidade globalmente e articular parcerias com instituições estrangeiras para promover a internacionalização do currículo, envolvendo estudantes, professores e pesquisadores em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, a instituição mantém programas de mobilidade acadêmica, internacionalização local, estágios internacionais, programas de curta duração e projetos de pesquisa internacional.