A Univille está participando do Programa Move La America, oferecido pelo Governo Federal a universitários estrangeiros interessados em complementar os estudos no Brasil. As inscrições já estão abertas e seguem até 8 de agosto.

Os selecionados receberão bolsas de Mestrado e Doutorado, na modalidade “sanduíche”, para realizarem estágio, pesquisas, atividades de extensão e, eventualmente, cursarem disciplinas, em língua espanhola e portuguesa.

Para concorrer, os estudantes devem estar vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras, da América Latina e Caribe, exclusivamente.

Os benefícios englobam mensalidade e auxílios para deslocamento, instalação e seguro-saúde, a serem financiados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Para o mestrado, as bolsas têm duração de 2 a 6 meses; para o doutorado, de 2 a 12 meses.

A Univille está oferecendo vagas em todos os seus programas de mestrado e doutorado, conforme informações a seguir:

Mestrado Profissional em Design

Linhas de Pesquisa: Teoria e Pesquisa em Design; Sustentabilidade no Projeto

Doutorado Profissional em Design

Linhas de Pesquisa: Design de Sistemas para Sustentabilidade

Mestrado Profissional em Comunicação
Vagas: 06

Linhas de Pesquisa: Linguagens Contemporâneas e Comunicação e Cultura Criativa; Consumo e Sustentabilidade e Ativação de Ideias Inovadoras; Linguagens Contemporâneas; Interações, Mídias e Tecnologias e Convergência Midiática e Ativismos em Rede; Comunicação, Cidadania e Direitos Humanos; Comunicação, Turismo e Mercados Criativos

Mestrado em Educação

Vagas: 06

Linhas de Pesquisa: Educação e Letramentos; Políticas Educacionais no Contexto da Educação Básica; Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Histórico-Cultural; Sensibilidade na Ação Pedagógica; Políticas Educacionais no Contexto Nacional

Doutorado em Educação

Vagas: 03

Linhas de Pesquisa: Trabalho e Formação Docente; Práticas Educativas e Tecnologias Digitais; Teorias e Práticas Curriculares

Doutorado em Saúde e Meio Ambiente

Vagas: 05

Linhas de Pesquisa: Políticas de Saúde e de Meio Ambiente; Bioestatística; Saúde Ambiental; Sociedade, Meio Ambiente e Saúde

Doutorado em Saúde e Meio Ambiente

Vagas: 05

Linhas de Pesquisa: Métodos Avançados de Estatística; Tópicos Especiais em Saúde e Meio Ambiente

Doutorado em Patrimônio Cultural e Sociedade

Vagas: 03

Linhas de Pesquisa: Estudos Avançados em Memória, Linguagem e Identidade; Estudos Avançados em Cultura, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável; Estudos Avançados em Gestão e Legislação do Patrimônio Cultural

Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade

Vagas: 04

Linhas de Pesquisa: Pensamento Contemporâneo e Interdisciplinaridade; História e Teorias do Patrimônio; Memória e Identidade; Cultura, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável.

Mestrado em Sistemas Produtivos

Vagas: 02

Linhas de Pesquisa: Epistemologia; Metodologia da Pesquisa; Métodos Qualitativos de Pesquisa; Produção Científica; Tecnologias mais Limpas Aplicados a Sistemas Produtivos

As candidaturas devem ser realizadas por meio do Sistema de Inscrições da CAPES (
Sicapes). O resultado será divulgado a partir do dia 26 de novembro. As atividades estão previstas para o primeiro semestre de 2025.

O Programa Move La América é uma ação da CAPES para internacionalizar a pós-graduação brasileira a partir da atração de pesquisadores dos outros países da América Latina e do Caribe.