O curta-metragem “As aventuras da Toninha Babi - Novos Mares” foi o vencedor da Mostra Quixotinho no 4° Festival Internacional de Cinema de Joinville. A produção do Rizoma Estúdio é fruto de uma parceria com a Univille, no Projeto Toninhas do Brasil, patrocinado pela Petrobrás.
Tom Gonçalves e o Reitor Alexandre Cidral
A animação de 16 minutos é uma continuação da série animada lançada em 2018 pelo projeto para apresentar a biodiversidade marinha através da toninha (Pontoporia blainvillei), a espécie de golfinho costeiro mais ameaçada de extinção em território nacional. Nesta nova aventura, a Babi, uma toninha da Baía Babitonga, sai do litoral de Santa Catarina e vai parar em São Paulo, em busca de sua amiga Tati, uma tartaruga-verde (Chelonia mydas).
Em uma linguagem lúdica e divertida, a produção aproxima do universo infantil questões relacionadas à conservação da biodiversidade e da proteção do Oceano, auxiliando no desenvolvimento do sentimento de pertencimento com os espaços marinhos. A animação ainda apresenta ao público os princípios da Cultura Oceânica, aliados à Década do Oceano, da UNESCO.
A coordenação do projeto é da Prof° Marta Cremer, da Univille São Francisco do Sul. A direção de criação é de Tom Gonçalves, egresso do curso de Design de Animação e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design da Univille, atualmente, à frente do Rizoma Estúdio.
A animação está disponível no canal do Projeto Toninhas do Brasil no YouTube.