A Associação Catarinense de Educadores Fundações (Acafe) iniciou sua terceira Missão Técnica Internacional nesta quinta (22/08), com o objetivo de explorar e estabelecer parcerias para o avanço da educação superior em Santa Catarina. Representando a Univille, o Reitor Alexandre Cidral integra a delegação.

 

Finlândia

No primeiro dia, a delegação visitará a Agência Nacional Finlandesa de Educação (EDUFI) às 9h. Às 12h, o grupo será recebido pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Helsinque. A visita do dia será concluída com um encontro na Embaixada do Brasil em Helsinque e no Instituto Guimarães Rosa às 15h.

O segundo dia em Helsinque começará às 8h30 no Centro Finlandês de Avaliação Educacional. Seguirá com uma reunião no Ministério da Educação e Cultura da Finlândia às 10h30 e uma visita à Escola Normal de Helsinque (Helsinki Normal Lyceum) às 14h.

No dia 28 de agosto, a delegação se deslocará para Turku, onde visitará a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku às 8h45.

Nos dias 29 e 30 de agosto, em Turku, as atividades incluirão uma visita à Escola Kathedralskolan i Åbo às 8h30, seguida por uma reunião no Centro de Pesquisa de Futuros da Finlândia às 11h e uma visita à Universidade de Turku às 14h. O dia 30 contará com encontros na Business Tampere às 8h30 e na Universidade de Tampere às 10h.

 

Suécia

Em 2 de setembro, a delegação chegará a Estocolmo. O primeiro compromisso do dia será uma visita técnica na Spotify às 8h30, seguida por uma reunião no Instituto Real de Tecnologia da Suécia (KTC) às 11h30.

No dia 3 de setembro, a programação incluirá uma visita à Escola Norra Real às 8h30, uma reunião na Escola de Economia de Estocolmo às 13h30 e um encontro na Embaixada Brasileira em Estocolmo às 16h.

 

O Reitor Alexandre Cidral participará apenas das visitas na Finlândia. A iniciativa e o financiamento da missão são do Sistema Acafe, não onerando a Univille. O objetivo é explorar novas tecnologias e práticas educativas, além de fomentar relacionamentos internacionais que contribuirão para o desenvolvimento da educação em Santa Catarina. A delegação é composta por representantes da Acafe, do Parlamento Catarinense e do Governo do Estado.