Nesta terça (20/08), a Reitoria promoveu a primeira das três reuniões preparatórias à elaboração da proposta orçamentária da Furj/Univille/Inovaparq para o próximo ano. Também está sendo elaborado o orçamento plurianual 2025-2029 da instituição.

Participam dos debates os coordenadores de curso, tanto da graduação quanto da pós-graduação (mestrado e doutorado), gerentes e coordenadores das áreas administrativas, assessores institucionais, diretores dos Colégios Univille, além dos diretores do Inovaparq e do campus Univille São Bento do Sul.

No primeiro encontro, foram apresentados indicadores econômicos, de mercado e de novas matrículas, para uma discussão do atual cenário conduzida pelo Reitor Alexandre Cidral e a Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional. Outros dois encontros preveem análises de indicadores por curso e discussões buscando fortalecer as estratégias de permanência estudantil.

"Destaco que esta participação dos gestores é fundamental e cumpre princípios da gestão da universidade, que incluem a colaboração, a participação, a representação nos processos administrativos", enfatiza o Reitor. 

Em paralelo às discussões, a Diretoria Administrativa ?solicitará a previsão de custeio para 2025 aos gestores, para que indiquem as necessidades orçamentárias previstas para 2025. Nessa fase, também serão definidas as metas de receitas para o próximo ano.

O resultado dessa elaboração participativa será submetido no mês de outubro às aprovações do Conselho Universitário, no caso da Univille, e do Conselho de Administração e Curador, no caso da FURJ/Inovaparq.

Em seguida, a proposta orçamentária será encaminhada ao Ministério Público, até dezembro, conforme está previsto nos estatutos institucionais. Em abril de 2025, a Reitoria promoverá a revisão orçamentária com base no total de matrículas, para posterior aprovação dos conselhos deliberativos e órgãos fiscalizadores, consolidando o Orçamento 2025.

"A Furj é uma fundação criada por lei municipal, filantrópica e sem fins lucrativos. Não faz distribuição de lucros, e sim aplica os resultados nas próprias atividades de ensino, pesquisa e extensão. Um dos diferenciais em sermos uma universidade comunitária é esse: o orçamento prioriza a qualidade da educação, não lucro", finaliza o Reitor.