Para a Univille, a noite do último dia 14 de agosto foi marcada por emoções e celebrações na Unidade São Francisco do Sul, que completou 20 anos de presença na cidade. A cerimônia, realizada na sede do bairro Iperoba, reuniu autoridades locais, membros da Reitoria, docentes, estudantes e uma expressiva participação da comunidade para uma noite de homenagens e reflexão sobre duas décadas de impacto educacional e social.
O evento foi um tributo à trajetória da Univille e, ao mesmo tempo, a renovação do compromisso da universidade com a comunidade local. Esses significados foram simbolizados pela revitalização da placa instalada na inauguração em 2004, e pela entrega da placa comemorativa dos 20 anos, na noite festiva.
Marcada pelo senso de pertencimento dos convidados com a instituição, a cerimônia homenageou vinte egressos, pelo Programa Alumni. A egressa Merilluce Samara Weiers, que atualmente exerce o cargo de diretora do Colégio, discursou em nome dos homenageados.
Fundada em 2004, a unidade de São Francisco do Sul tem se destacado pela sua contribuição ao desenvolvimento acadêmico e socioambiental local, com uma infraestrutura que inclui 9 laboratórios, 13 salas de aula, uma biblioteca, um ginásio de esportes e uma Unidade de Estabilização de Animais Marinhos.
Entre os destaques da noite, Bianca Miranda de Jesus, egressa do Colégio Univille, expressou sua gratidão e emoção. “É muito importante fazer parte de uma comunidade que nos trata com humanidade, e não como um número. A Univille foi fundamental em um momento difícil da minha vida e me ajudou a seguir caminhos que eu nunca imaginei. Meu coração está transbordando de alegria”, disse Bianca, emocionada.
Sabrina Albanez, que começou sua trajetória na universidade como estudante e agora é profissional, também compartilhou sua experiência. “É muito gratificante ser homenageada ao lado de pessoas que admiro, meus colegas de trabalho. A Univille me acolheu e agora é um prazer fazer parte desta instituição em uma nova fase da minha vida”, afirmou Sabrina.
A vice-reitora Therezinha Novais refletiu sobre o crescimento da unidade e sua evolução ao longo dos anos. “Estive na inauguração da Univille aqui em São Francisco do Sul e, agora, participar desta comemoração de 20 anos é um motivo de grande alegria. Vi a vontade da população se unir à da universidade para contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, destacou Therezinha.
O Reitor Alexandre Cidral expressou sua gratidão à comunidade local. “Agradeço à comunidade francisquense pela receptividade desde 2004, quando a professora Mariléia inaugurou a unidade. A parceria com a iniciativa privada, órgãos públicos e sociedade civil tem sido fundamental para proporcionar educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento de São Francisco do Sul. Este é um momento de muita gratidão e emoção para todos nós”, afirmou Cidral.
A celebração dos 20 anos da Univille em São Francisco do Sul é um marco no Jubileu de Diamante do Ensino Superior na região, que se estende até 2025. A unidade, que oferece cursos de graduação em Biologia Marinha e Direito, além de diversas opções na modalidade EaD e educação básica com o Colégio Univille, continua a investir em pesquisa e extensão, com projetos notáveis como o “Toninhas do Brasil” e o monitoramento de praias em parceria com a Petrobras.