Nesta segunda (23/09), o Reitor da Univille, Prof. Dr. Alexandre Cidral, recebeu e conversou com o nosso estudante que denunciou ter sofrido um ato de injúria racial, na última semana.
O Reitor fez o pedido institucional de desculpas ao jovem, afirmou que a Univille não compactua com nenhum ato de ofensa à dignidade humana e anunciou medidas.
A professora envolvida foi afastada nesta manhã. A medida foi possível após a primeira etapa do procedimento administrativo regimental, aberto menos de 24 horas depois da universidade ter recebido a denúncia formal.
Desde o início, nosso estudante está sendo assistido por psicólogo e assistente social da nossa Central de Relacionamento com Estudantes, e pelo Pró-Reitor de Ensino, Prof. Dr. Eduardo Silva, responsável pela Graduação.
Comunicamos ainda que estamos tomando novas medidas de enfrentamento ao racismo na Univille:
1. a efetivação de um programa de letramento racial para docentes e pessoal administrativo;
2. a nomeação de um grupo de trabalho institucional para elaborar e implementar um Programa de Ações Afirmativas e para Equidade com a participação da comunidade interna e externa; e
3. a revisão dos protocolos de resposta em casos de violência.
Desculpando-nos também com a comunidade acadêmica e a comunidade de Joinville e região, a Reitoria da Univille reafirma: é nosso compromisso enfrentar o racismo e construir uma universidade ainda melhor para todas as pessoas.