Um sábado (14/09) de saberes no campus Joinville. Assim foi a aula inaugural da Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da Univille. O curso é ofertado pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR Equidade/CAPES. No encontro, estudantes, docentes, convidados e equipes da Universidade participaram de um momento de compartilhamento dos saberes, das vivências e do resgate da memória das lideranças quilombolas de Joinville e da região Norte de Santa Catarina.
A mesa de honra do evento foi composta pelos Griots, os guardiões da palavra, das comunidades das comunidades remanescentes quilombolas da região, Ivanete do Rosário (Dona Anete) - Comunidade Tapera de São Francisco do Sul, Gorete Oliveira – Comunidade Caminho Curto de Joinville, Isabela Afonso Bernardino – Comunidade Itapocu, Ivone Carvalho da Costa – Comunidade Areias Pequenas e Rosa Costa Machado - Comunidade Areias Pequenas, ambas da cidade de Araquari e Olívio de Oliveira – Comunidade Cubatão de Joinville.
Em cada fala, direcionada ao público, as lideranças rememoraram suas trajetórias de vida, a ancestralidade e a importância do curso de Educação Escolar Quilombolas para suas comunidades e para o fortalecimento da história e da memória Quilombola para os mais jovens e para as comunidades do entorno. Em cada depoimento, uma emoção diferente para quem acompanhava e ouvia atentamente a história ser recontada por uma nova perspectiva, a perspectiva de quem viveu o passado, o presente e quer celebrar o futuro de conquistas para uma população.
Participando de forma remota, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, destacou que o curso vai além de uma bolsa de educação e que os estudantes realizam a graduação transformam o lugar social e os locais onde estão inseridos, fazendo a diferença e transformando suas comunidades.
O Reitor da Univille, professor Alexandre Cidral, realizou uma fala de acolhimento institucional aos novos estudantes da Universidade e apresentou marcos históricos da instituição. Além, também, de apresentar ações em que a Univille está inserida, como Comitê de Responsabilidade Social, a Cátedra Unesco para a Educação em Direitos Humanos, o Espaço de Cidadania, Direitos Humanos e Justiça Social da Universidade.