Nesta sexta (17/10), a partir das 19h, o Teatro da Univille recebe a pré-estreia do minidocumentário "A Representatividade Através de Ritmos", uma produção estudantil que será exibida no Canal Futura. O filme foi desenvolvido por meio do projeto Geração Futura Juventudes, para o qual a estudante de Publicidade e Propaganda, Amanda Cristiny de Souza, foi selecionada entre universitários de todo país.
O projeto ofereceu uma experiência imersiva na sede do Canal Futura, no Rio de Janeiro, com oficinas sobre o processo de criação e produção para a TV. Na sequência, os estudantes selecionados aplicaram esses conhecimentos na produção dos próprios minidocumentários.
Agora, a produção chega à comunidade de Joinville em uma pré-estreia especial que aborda temas como inclusão e representatividade, mostrando como a dança pode ser uma plataforma para expressar a diversidade cultural.
O curta-metragem acompanha dois grupos de dança de Joinville, a APAE e o Instituto NOA, em preparação para participar do maior festival de dança do país. Nos registros, dançarinos e dançarinas, por meio de coreografias e ritmos, refletem suas realidades e sonhos.
A equipe de produção contou ainda os estudantes de PP, Carolina Livramento e Matheus Moreira; de Cinema e Audiovisual, Leonardo Portela; e de Design, Marina Greater, além de voluntários.
“Foi uma experiência sensacional, de muito aprendizado, não só para mim, mas para todos os colegas da equipe que participaram. A gente entendeu o motivo dessa paixão pela dança, que vai muito além do que apenas um ritmo, do que apenas uma coreografia, é algo da vida deles”, conta a estudante.
“A sensibilidade da Amanda e equipe, ao escolher retratar essas histórias, demonstra o impacto que os projetos acadêmicos e iniciativas como o Geração Futura podem ter na formação de novos talentos e na promoção de uma mídia mais diversa e inclusiva”, destaca o Reitor da Univille, Prof. Dr. Alexandre Cidral. A universidade comunitária da região de Joinville é parceira do Canal Futura, iniciativa da Fundação Roberto Marinho.
Nas fotos, estudantes com os grupos de dança