A Missão Internacional da Univille, composta pela Vice-Reitora Dra. Therezinha Novais e pela Assessora Internacional Dra. Juliana Bustamante, realizou uma visita à Friedrich-Schiller Universität Jena, na cidade alemã de Jena, como forma de agradecimento pela outorga do título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Euler Westphal, do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille. O reconhecimento é um marco no fortalecimento dos laços entre a Univille e instituições de destaque na Alemanha.

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de dialogar com o Prof. Dr. mult. Nikolaus Knoepffer, o Prof. Dr. Ralf Koerrenz e a Dr. Claudia Hillinger, Chefe do Escritório Internacional da universidade, para discutir projetos futuros. As conversas abriram portas para novas colaborações no campo acadêmico, especialmente, parcerias entre os programas de pós-graduação das duas universidades.

Oportunidades de financiamento e cooperação científica

A agenda da Missão também incluiu um encontro com representantes do BAYLAT – Centro Universitário da Baviera para América Latina. A Diretora Executiva Dra. Irma de Melo-Reiners e a Assessora de Programas Científicos no Brasil, Dra. Polliana Sattler, destacaram as diversas oportunidades de financiamento e cooperação científica que o BAYLAT oferece para acadêmicos latinoamericanos, especialmente brasileiros. A equipe da Univille discutiu possíveis parcerias e projetos que poderão beneficiar os estudantes interessados em estudar na Alemanha.

Visita à universidade parceira em Nuremberg

Em Nuremberg, a missão visitou a universidade parceira Evangelische Hochschule Nürnberg (EVHN) – Lutheran University of Applied Sciences. A equipe foi recebida pela Vice-Reitora de Internacionalização, Prof. Helene Ignatzi, o Prof. Klaus Schellberg e a Assessora Internacional Laura Faber. O encontro pautou novas possibilidades de colaboração no ensino e na extensão, fortalecendo ainda mais a cooperação entre as duas instituições. Além disso, o grupo foi recebido pelo prefeito de Nuremberg, Marcus König, reforçando os laços entre a Univille e a cidade alemã.

Oportunidades para internacionalização da Univille

Por fim, em Berlim, a Missão se reuniu com o Dr. Michael Harms, Secretário Adjunto do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). A reunião destacou diversas oportunidades de internacionalização para a Univille, além de reforçar a importância da Alemanha como destino acadêmico para estudantes brasileiros. As discussões incluíram possibilidades de intercâmbio e financiamento para brasileiros interessados em estudar e pesquisar em universidades alemãs.

Nos próximos dias, até 17/10, as representantes da Univille cumprirão agendas no Reino Unido.

“Seguiremos estreitando parcerias estratégicas e abrindo novas oportunidades para a comunidade acadêmica, consolidando a presença da universidade no cenário internacional”, destacou a Vice-Reitora Dra. Therezinha Novais.