O Projeto Monitorando os Rios Pela Educação Ambiental, realização da Döhler e Univille, formou a 16ª turma em Joinville na manhã de segunda-feira (16/09). Os alunos da Escola Municipal Professor Orestes Guimarães, no bairro Boehmerwald, zona Sul da cidade, participaram de 7 encontros com atividades de educação ambiental, conscientização sobre os resíduos, reciclagem e uso da água, além de uma atividade prática de análise das águas do Rio Itaum-Mirim, além de informações da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira.

Durante a cerimônia, os pais, convidados, equipe escolar e do Projeto Monitorando os Rios, percebiam a felicidade e o ânimo de cada aluno durante em ser chamado o certificado de Monitores e Monitoras da Qualidade de Água. E a mesma alegria empolgação e felicidade foi compartilhada por eles.

“Foi uma sensação ótima. A gente aprendeu bastante coisa sobre a bacia hidrográfica, reciclagem, as matas e os rios. Para mim, foi uma coisa boa, que talvez no futuro, eu possa ter uma profissão parecida com a das professoras. E eu queria que todo mundo tivesse essa sensação. Quero que esse projeto continue em várias escolas”, destacou a aluna da 6ª série Catarina Vitória Borges de Oliveira de Freitas.

Comemorando 6 anos de execução, o Projeto Monitorando os Rios já percorreu diversas escolas da região e ultrapassa a marca de 400 alunos formados em Joinville. Para Izabel Liberato, bióloga e responsável técnica do Projeto, a educação ambiental e conscientização das crianças são fundamentais para um futuro diferente.

“É uma imensa satisfação saber que a gente já está há 6 anos nesta caminhada, formando o nosso 16º grupo de estudantes. E vamos continuar com mais escolas, mais estudantes, abrangendo ainda mais esse nosso trabalho que é muito importante”, pontuou.