Na noite de segunda-feira (16/09), a comunidade acadêmica da Univille, campus São Bento do Sul, participou de uma palestra internacional com a Cônsul Geral da Polônia, Marta Olkowska. Professores, equipes administrativas e estudantes dos cursos de Graduação acompanharam a história, atualidade e as oportunidades ofertadas pelo país na área de educação, tecnologia, indústria, turismo, entre outras áreas.

Durante o encontro, Marta conversou com o público e apresentou a Polônia, em dados e características culturais e econômicas, além da história do país em outros segmentos, além das relações estabelecidas com os países do entorno.

“É minha primeira visita em São Bento do Sul, então eu acho ótimo, já na primeira visita se encontrar com os jovens estudantes da Universidade e contar pra eles um pouquinho sobre a Polônia. Muito deles têm, em suas veias, um pouquinho de sangue polonês. Então, poder aproximar a Polônia na sua história, mas, também, no seu dia a dia, na história contemporânea deste país, acho ótima a oportunidade de ficarmos perto uns dos outros”, ressaltou.

A Assessora Internacional da Universidade, Juliana Bustamante, reafirmou a importância de momentos como este para que acadêmicos da Univille possam conhecer as diversas possibilidades internacionais ofertadas, além do intercâmbio cultural em eventos como a palestra desta segunda-feira.

“Essa é uma grande oportunidade de termos aqui uma diplomata renomada, como a Doutora Marta Olkwska, aqui na Instituição. Então conhecer de quem é de lá, essa troca cultural, histórica e aprofundar um pouco nessas raízes porque ainda não temos relações com a Polônia e é uma grande oportunidade para iniciar isso”, destacou.