O Reitor Alexandre Cidral é um dos painelistas do XXIII Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU, realizado em Montevidéu, Uruguai. Nesta quinta (3/10), ele apresentou como a Univille, enquanto universidade comunitária, tem aplicado a Pesquisa como agente de transformação econômica e social.
Entre as iniciativas compartilhadas estão os Projetos Integrados de Ensino, Pesquisa e Extensão da Univille, além de cases como o Grupo Pró-Babitonga, o Biobanco de AVC e a atuação da Univille/Inoparq no Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo.
"São exemplos de como a pesquisa pode promover transformações concretas na comunidade regional, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento socioambiental", destacou o Reitor.
O Prof. Dr. Alexandre Cidral também compartilhou reflexões sobre os desafios que a gestão universitária enfrenta em um contexto global e regional de mudanças contínuas, além de como a Univille está se preparando para lidar com essas questões, especialmente com nosso Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2027.
O CIGU, promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU/UFSC, debate a evolução da gestão universitária. A edição deste ano, com o tema 'Una nueva gestión para una Universidad en Movimiento', promoveu reflexões sobre o papel dinâmico das instituições de ensino superior frente aos desafios contemporâneos.
"Entre gestores de diversas universidades da América Lartina, nós trocamos ideias inspiradoras e pela construção coletiva de uma visão de universidade mais conectada com as necessidades da sociedade", finalizou o Reitor.