A Univille deu um importante passo no processo de revisão do seu Estatuto, documento que orienta o funcionamento da instituição. A Comissão de Revisão, formada por 17 membros representando todos os segmentos da universidade, iniciou seus trabalhos em março de 2024, após ser constituída pela Portaria 001/2024/ConsUn.

Nesta quinta (17/10), a comissão apresentou a versão final da minuta do Estatuto revisado ao Conselho Universitário (ConsUn). Agora, com a metodologia e o cronograma aprovados, inicia-se o período de consulta pública para que a comunidade interna possa contribuir com sugestões.

O documento completo está disponível online para análise. As contribuições podem ser feitas por meio dos colegiados ou individualmente, por meio de um formulário específico. O prazo para envio de sugestões é até 31 de outubro de 2024.

Nos próximos passos, a comissão analisará as propostas recebidas e, posteriormente, o ConsUn fará a deliberação final. A previsão é que a homologação do novo Estatuto pelo Conselho de Administração aconteça até o final deste ano.

O atual Estatuto da Univille, composto por 96 artigos, foi aprovado em 2016 e passou por revisões em 2016 e 2017.