O curso de graduação em Educação Física promoveu, entre os dias 3 e 5 de setembro, uma série de atividades voltadas para a valorização e atualização de profissionais e acadêmicos da área. O evento contou com workshops, oficinas práticas e palestras que abordaram desde novas tecnologias até a versatilidade das práticas esportivas.
Duas palestras enfocaram a tecnologia na área da educação física. O Prof. Paulo Bousfield, diretor do Inovaparq, abordou o tema "Inteligência Artificial e o Profissional de Educação Física", mostrando como as novas tecnologias podem impactar o setor. Já a Prof. Lucimara Suzana de Souza Kumlehm tratou da "Educação Física Escolar e Tecnologia", debatendo como ferramentas tecnológicas podem ser integradas à prática pedagógica.
Entre as oficinas oferecidas estavam crossfit, parkour, capoeira multifacetada, dança, jogos de tabuleiro africanos, personal trainer e fisiculturismo. Sugerida pelos próprios acadêmicos, a diversidade das oficinas destacou a pluralidade de interesses dentro da educação física, refletindo o crescimento da área em diferentes campos, como saúde, esporte e lazer.
O evento também contou com o apoio do 62º Batalhão de Infantaria, que auxiliou na realização da corrida de orientação, incluindo a demarcação das estações e a organização de mapas para os participantes. Essa colaboração reforçou a interdisciplinaridade que a Educação Física pode promover e foi um desafio mais do que aceito pelos estudantes do curso de Educação Física.
O destaque entre os alunos ficou por conta de José Mendonça, de 73 anos, que, como o estudante mais idoso do curso de Educação Física, demonstrou o quanto a área é inclusiva e capaz de acolher profissionais em diferentes fases da vida.
A Semana de Educação Física da Univille celebrou o Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro. Para a vice-coordenadora do curso de graduação em Educação Física da Univille, Prof. Mauren Salin, o evento foi um marco importante na integração de conhecimentos teóricos e práticos, reafirmando a importância da educação física para a sociedade e seu papel cada vez mais diversificado.
“Até 1º de setembro de 1998, a profissão era regulamentada apenas para professores de educação física, mas o reconhecimento da atividade física em diferentes contextos passou a demandar profissionais capacitados para atuar não só em escolas, mas em áreas de saúde, esporte e lazer, o que levou à regulamentação da profissão de bacharel em Educação Física”, destacou.