A Universidade da Região Sul de Santa Catarina (Univille) deu mais um passo significativo em direção à sua internacionalização ao firmar um Convênio de Cooperação Internacional com a Fundación Universitaria Los Libertadores, de Bogotá, Colômbia. A assinatura do acordo ocorreu durante a visita de uma comitiva de docentes colombianos à instituição, que visa fortalecer as relações acadêmicas e culturais entre as duas universidades.
Este convênio permitirá a colaboração em diversas áreas, incluindo atividades científicas, culturais, docentes, técnico-pedagógicas, técnico-administrativas e estudantis. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, programas de ensino, extensão, projeção social e a realização de eventos pedagógicos.
"Com iniciativas como essa, a Univille reforça seu protagonismo na construção do diálogo e do intercâmbio científico, acadêmico e cultural, promovendo o desenvolvimento de projetos que visam a integração e a cooperação internacional entre países da América Lanina no Ensino Superior", destacou o Reitor Alexandre Cidral.
Seminário Especial para o PPGE de Educação
Como parte das atividades realizadas, o professor e psicólogo Alejandro Pachajoa Londoño, da Fundación Universitaria Los Libertadores, ministrou um Seminário Especial no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Univille. O seminário, que ocorreu no dia 16 de outubro, abordou a complexa história da Colômbia após a independência em 1850, destacando os conflitos entre liberais e conservadores, além da formação de grupos armados revolucionários, como as FARC. Londoño também discutiu as influências geopolíticas, incluindo a interferência dos Estados Unidos no país.
Evento Internacional para fortalecer rede de pesquisa latinoamericana
Docentes, pesquisadores e psicólogos da Colômbia e de outros países da América Latina estão participando, ainda, do I Encontro Latino-americano de Psicanálise, Psicologia Crítica e Marxismo, que ocorre na Univille e na Associação Cultural e Educacional (ACE) de 16 a 19 de outubro.
"Estou muito contente de estar aqui na Univille, fantástica universidade que nos permitiu fazer um intercâmbio de saberes e práticas com os pesquisadores que estão aqui reunidos com o objetivo de começar a construir uma rede de investigação da América Latina. Para mim, como colombiano, como pesquisador, é um honra estar aqui com este trabalho não somente de intercâmbio, mas também de construção de conhecimento desde diferentes línguas, desde diferentes contextos, através da psicanálise", avaliou Juan David Ospina, pesquisador colombiano e conferencista do evento.